A estudante Daniele Amanda Moraes Brito, 21 anos, natural de Manaus (AM), que cursa Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo (SP), integra a equipe que conquistou o primeiro lugar na International Rocket Engineering Competition (IREC), realizada de 9 e 14 de junho, no Texas, Estados Unidos.
O foguete Aracê, nome que vem do Tupi-Guarani e significa “nascer do sol”, alcançou 3.255 metros de altura, uma conquista inédita para o Brasil no cenário aeroespacial estudantil, na categoria de foguetes com motor de combustível sólido.
Daniele Brito, integrante da equipe UFABC Rocket Design, vencedora da competição, afirma que a vitória representa não só um troféu, mas também o potencial da educação pública brasileira e o protagonismo dos jovens latino-americanos na ciência global.
O próximo desafio é o LASC (Latin American Space Challenge), a segunda maior competição de foguetes do mundo, que acontecerá em novembro, no Brasil.

Sobre a IREC:
A International Rocket Engineering Competition é considerada a maior competição acadêmica de engenharia de foguetes do planeta, reunindo mais de 150 universidades de diversos países e cerca de duas mil pessoas, entre estudantes, docentes e mentores. A competição, organizada anualmente pela Experimental Sounding Rocket Association (ESRA) é atualmente o maior torneio de foguetes de sondagem experimental do mundo.
➡️Mais notícias sobre Ciência & Tecnologia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STJ deve julgar pedido de liberdade de réus do caso Djidja em dezembro
Temporada de cruzeiros 2025 no Amazonas começa com chegada de navio com mais de mil turistas
Justiça autoriza prisão domiciliar para “Dama do Tráfico” no Amazonas
Professores encerram greve após oito dias em Manaus, mas categoria segue em estado de alerta
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus após apreensões ao longo de 2025
Roda-gigante turística será inaugurada na Ponta Negra, em Manaus, durante programação de Natal