O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), retornou, nesta sexta-feira (25/04), aos quatro hospitais de rede privada autuados no dia (08/04) para verificar o cumprimento das Leis n.º 6.847/2024 e n.º 7.124/2024, que garantem o direito de até dois acompanhantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência (PCDs) em hospitais.
A ação visa garantir que as redes hospitalares cumpram com a obrigação de instalar placas informativas sobre esse direito em locais de fácil visualização ao público. O diretor-presidente do instituto, Jalil Fraxe, afirma que retornar aos hospitais é uma forma de assegurar que esse direito seja exercido na prática e combater o infringir das leis.
“Retornar aos hospitais é essencial para garantir que o direito à saúde seja, de fato, respeitado e cumprido. Não se trata apenas de um princípio constitucional, mas de uma necessidade real da população. Estar presente, fiscalizar e acompanhar de perto a situação nos hospitais é a maneira mais eficaz de combater o descumprimento das leis e assegurar que todos tenham acesso digno que merecem”, destacou Fraxe.
Durante a fiscalização, foi constatado que um dos hospitais privados cumpre integralmente a legislação vigente, com as placas corretamente instaladas na recepção principal, de forma clara e visível ao público.
Em outra unidade hospitalar, inicialmente, foi identificada apenas uma sinalização genérica sobre preferência de atendimento, enquanto a placa exigida por lei estava localizada em uma recepção secundária, com baixo fluxo de pessoas. Após orientação da equipe de fiscalização, o hospital providenciou a instalação adequada das placas em todas as recepções.
Já em um terceiro hospital, observou-se que a sinalização abordava exclusivamente os direitos das pessoas com autismo, sem contemplar as demais pessoas com deficiência (PcDs). A comissão recomendou a correção imediata do conteúdo, a fim de garantir o cumprimento da legislação e assegurar a inclusão de todos os públicos previstos na norma.
Denúncias ou Reclamações
Os consumidores que identificarem irregularidades podem formalizar denúncias por meio dos canais de atendimento do Procon-AM: pelo telefone 0800 092 1512 OU 3215-4009, pelo e-mail: [email protected] ou pelas nossas redes sociais, @Procon_Amazonas.
(FOTOS: João Pedro Sales/Procon-AM)
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festival Olhar do Norte 2025: ‘Dia dos Pais’ e ‘Enquanto O Céu Não Me Espera’ são destaques na noite de abertura
Prefeitura de Manaus reforça atenção das empresas sobre indicação de condutor em veículos de pessoa jurídica
Presidente Roberto Cidade critica excessos das Forças de Segurança Federal em operação no Sul do Amazonas
TRT-11 credencia intérpretes de Libras em Manaus e Boa Vista para prestação de serviços profissionais
Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove atividades gratuitas em cinco municípios do Amazonas
Estudo da Fiocruz Amazônia aponta extensa e preocupante contaminação por plásticos na Amazônia