Pela primeira vez, os bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, estão participando do Festival de São João da Thay, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. O evento, que reúne grupos da cultura popular maranhense, acontece nos dias 7 e 8 de junho no Espaço Reserva e tem como propósito valorizar as raízes folclóricas da região.
Neste cenário de celebração à cultura popular, o Touro Negro da Francesa e o Boi da Baixa do São José se apresentam na noite do dia 8 de junho, interagindo com o Bumbá Meu Boi de Morros.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância da participação dos bois de Parintins no festival, que valoriza as tradições folclóricas e a diversidade. “Dar notoriedade aos bois em palco nacional é de grande representatividade para os amazonenses, aos povos originários e aos nossos artistas”, afirma o secretário.
Além disso, o evento também promove a solidariedade: o lucro com a venda de ingressos é revertido para instituições sociais do Maranhão.
O Festival de São João da Thay, idealizado pela comunicadora Thay OG, chega à sua sexta edição e é a primeira com o formato de festival em dois dias de programação. A presença inédita dos bois de Parintins torna o evento ainda mais especial. Thay comemora: “É uma honra ver que o São João da Thay será palco desse inédito grande encontro de histórias que se interligam. Nossas regiões são plurais, nossa cultura é rica. Nosso bumba meu boi com o boi-bumbá de Garantido e Caprichoso será, sem dúvida, um momento inesquecível. Vai ser lindo!”
No palco maranhense, ao lado da cantora Fafá de Belém, os bois protagonizarão seus espetáculos, encantando as galeras e ganhando força no cenário nacional. Os músicos e ritmistas entoarão os repertórios azulados e encarnados para a apresentação dos itens oficiais.
Do lado do Caprichoso, teremos Patrick Araujo (levantador), Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte) e Alexandre Azevedo (tripa). Já do lado do Garantido, estão confirmados David Assayag (levantador), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Livia Christina (porta-estandarte) e Arnaldo Barbosa (tripa).
Este encontro cultural promete ser um marco na história desses bois-bumbás e uma oportunidade única para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasileiros têm confrontos definidos na primeira fase do Mundial de Clubes 2025
Última rodada do Brasileirão 2024: título, vagas internacionais e rebaixamento em jogo
Prefeitura de Manaus abre inscrições para o Bolsa Universidade 2025 com mais de 47 mil vagas
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro