O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (8), 24 casos de intoxicação por metanol decorrentes da ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas em diferentes estados do país. Até o momento, cinco mortes foram registradas em São Paulo, o estado com maior número de ocorrências.
Além dos casos confirmados, o ministério informou que 11 casos seguem em investigação, sendo seis em São Paulo, um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e um na Paraíba. As autoridades reforçam o alerta para que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa e adquiridas fora de estabelecimentos regularizados.
Na segunda-feira (6), o boletim registrava 17 casos confirmados e 217 notificações. Agora, o número de suspeitas subiu para 259, das quais 235 ainda estão em investigação e 145 foram descartadas.
Segundo o governo federal, os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos com confirmações laboratoriais da substância tóxica. Entre os casos positivos, 20 ocorreram em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
As suspeitas em investigação estão concentradas principalmente em São Paulo (181 casos), seguido por Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).
O metanol é uma substância altamente tóxica, utilizada como solvente industrial, e pode causar cegueira, danos neurológicos permanentes e morte, mesmo em pequenas doses. O Ministério da Saúde orienta que sintomas como dor de cabeça intensa, náusea, confusão mental e visão turva após consumo de álcool devem ser motivo de busca imediata por atendimento médico.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ícone do jiu-jítsu Ronaldo “Jacaré” lança autobiografia durante a Feira de Artes Marciais 2025 em Manaus
Detran-AM alerta para golpe no WhatsApp com falsa suspensão de CNH
Rio Negro sobe por dois dias e indica primeiros sinais de cheia em Manaus
Cratera avança e força moradora a abandonar casa no Conjunto Canaranas, em Manaus
Professores da rede municipal de Manaus iniciam greve contra Reforma da Previdência
Leis de autoria de Roberto Cidade reforçam compromisso com a alfabetização no Amazonas