A capital amazonense amanheceu nesta segunda-feira com o céu parcialmente nublado. Segundo os meteorologistas, a previsão é de um aumento significativo nas chuvas nos próximos dias em Manaus e em toda a Amazônia, devido ao fenômeno La Niña, que deve se intensificar neste mês de outubro.
Efeitos do La Niña
La Niña é um fenômeno climático que resfria as águas do Oceano Pacífico na região equatorial, resultando em chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Esse aumento no volume de chuvas pode elevar os riscos de inundações, enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem se intensificar ao longo do mês de outubro, especialmente no Amazonas, Pará e norte de Rondônia, onde as precipitações devem ser mais frequentes do que a média histórica.
Leia também:
- Jovem é encontrado morto em motel na zona norte de Manaus;
- Motociclista escapa ileso após queda de viaduto em Manaus;
- Homem é morto a tiros após visitar namorada na zona Norte de Manaus;
Alerta de temporais
O Inmet emitiu um alerta de risco elevado de temporais no Amazonas para esta semana. As tempestades devem atingir municípios do Alto e Médio Rio Negro, como Japurá, Santa Isabel do Rio Negro, Jutaí, Maraã e São Gabriel da Cachoeira, entre outros.
Na capital e na região metropolitana, são esperadas chuvas moderadas durante a semana. Nos últimos três dias, as chuvas têm ajudado a aliviar a seca extrema que o estado enfrenta, além de contribuir para a redução dos focos de queimadas no Amazonas.
Com a chegada de La Niña, a população de Manaus e das regiões afetadas deve se preparar para um período de chuvas intensas e os possíveis impactos que elas podem trazer. As autoridades locais estão em alerta e recomendam que a população fique atenta às previsões meteorológicas e aos avisos de emergência.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é preso em Manaus por aplicar golpes com venda de móveis planejados; prejuízo passa de R$ 93 mil
Manaus confirma primeira morte por dengue em 2025; Amazonas chega a dois óbitos neste ano
Manaus sedia estreia da festa “NO_S”, novo movimento da música eletrônica mundial
Inaugurou em Manaus o Anauê Jungle Chalés, empreendimento que traz requinte e estilo em meio à natureza
Joana Darc visita comunidade de Bom Suspiro, em Manicoré, e promete ações voltadas à causa animal e à valorização das mulheres
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus