O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de 30 dias após a data do vencimento. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
De acordo com o órgão, o prazo havia sido dilatado para 12 meses nos dois últimos anos, em decorrência das restrições impostas pela pandemia Covid-19. Mas, desde segunda-feira (2), o prazo voltou a ser de 30 dias.
“Para que o condutor não seja pego de surpresa, informamos, desde já, sobre a volta do prazo de 30 dias. Importante alertar que o condutor flagrado com a sua carteira vencida há mais de 30 dias, será enquadrado com base no Art. 162.V do Código de Trânsito Brasileiro, que considera o atraso uma infração gravíssima”, ressaltou o coordenador de Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do Detran Amazonas, Gilberto Lira.
A multa para quem for pego dirigindo com CNH vencida é de R$ 293,47, mais sete pontos na Carteira.
Renovação
Conforme o Detran-AM, o processo de renovação da CNH é fácil. Basta ir ao site do Detran-AM (www.detran.am.gov.br), acessar o botão “Pessoa Física”, depois clicar em “Renovação de CNH” e seguir os passos solicitados para a emissão do boleto com a taxa do serviço, o agendamento para captura de imagem e biometria, e o agendamento da clínica médica.
O órgão destacou que a clínica é escolhida aleatoriamente pelo sistema e, com a mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no ano passado, a partir desta renovação a CNH passa a ter validade de 10 anos para as pessoas com até 50 anos.
Por G1 Amazonas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Festival de Parintins 2025: Estação do Turismo recebe mais de 6 mil pessoas no primeiro dia com ações culturais, atendimento e orientação aos visitantes
Festival de Parintins 2025: Amazonastur lança Estação do Turismo para recepcionar visitantes na Ilha Tupinambarana
Aprovado projeto de Roberto Cidade que incentiva jovens empreendedores no mercado digital no Amazonas
Bares de Parintins poderão ganhar televisores em desafio de reciclagem do ‘Recicla, Galera’ com apoio da GBR
Campanha Deixa de Enxerimento, da Procuradoria da Mulher da ALEAM, realiza panfletagem na região portuária de Manaus
Festival de Parintins 2025: Governo do Amazonas certifica prestadores de serviços turísticos com Cadastur e plataforma Amazonas To Go