A reciclagem do vidro é um processo de grande importância para a destinação desse material que está presente diariamente na vida da população.
Descartar resíduos corretamente já tem se tornado parte da rotina de muitas pessoas e instituições, que compreendem a importância desse procedimento para a preservação do meio ambiente e a manutenção da qualidade de vida dos seres humanos.
O vidro é um dos materiais recicláveis com maior tempo de decomposição, o que faz com que o seu reaproveitamento seja fundamental para evitar o acúmulo de lixo.
Neste post, falamos sobre as particularidades da reciclagem do vidro, além de sua importância para a preservação do meio ambiente. Confira!
Impactos do descarte incorreto do vidro
O grande volume de resíduos gerados pela ação humana, seja nas residências ou em ambientes de maior produção, como as empresas e indústrias, é um assunto que tem gerado preocupação entre ambientalistas.
Diversos estudos apontam para a necessidade de medidas efetivas que auxiliem no controle da produção de resíduos, como é o caso do Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil.
Os dados fornecidos pelo estudo mostram que o país gera 82 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla apenas 2%, dando origem a um acúmulo crescente de materiais descartados nos aterros sanitários, ou até mesmo nos lixões a céu aberto.
Embora os aterros sejam uma alternativa menos poluente e capaz de impedir a contaminação do meio ambiente devido à liberação de substâncias tóxicas na atmosfera, no solo e na água, esses locais têm vida útil limitada.
Afinal, o crescimento do acúmulo de itens nesses espaços pode comprometer a acomodação de novos resíduos descartados.
A reciclagem do vidro desempenha um papel fundamental nesse cenário, tendo em vista que o material é classificado como um resíduo inerte, ou seja, que não se degrada no contato com a natureza, não liberando substâncias tóxicas.
Por não se degradar, o principal impacto causado pelo descarte incorreto do vidro não é a poluição do meio ambiente, mas o próprio acúmulo de lixo nos aterros, que poderiam acomodar outros materiais que não podem ser reciclados, por exemplo.
Além disso, é importante lembrar que a reciclagem do vidro é um procedimento conduzido por profissionais capacitados e preparados para essa tarefa, evitando acidentes de trabalho que podem ser causados por esse material durante a coleta de resíduos comuns.
Por esses motivos, um descarte apropriado desses materiais se faz fundamental para a preservação do meio ambiente e desempenha um papel de grande importância na adoção de práticas mais sustentáveis no dia a dia da população e das empresas.
Como deve ser realizado o descarte?
O processo de reciclagem do vidro depende, primeiramente, de um descarte apropriado desses materiais, que não devem ser mantidos junto aos resíduos comuns.
Nas residências, é importante iniciar a separação dos materiais dividindo o lixo orgânico do reciclável, para que não haja contaminação dos itens que serão reaproveitados.
Em seguida, é importante lembrar de tomar cuidado ao descartar o vidro, pois os objetos podem quebrar e dar origem a cacos e pedaços capazes de cortar os profissionais responsáveis pela coleta.
O mais recomendado, principalmente quando se tratam de objetos que já estão quebrados, é utilizar algum tipo de papel para embalar o material, além de indicar a natureza do conteúdo.
Por outro lado, o vidro também pode ser um resíduo resultante dos processos produtivos de empresas, de maneira que descartá-lo corretamente é fundamental não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para o cumprimento da legislação.
Desde 2010, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que instituições e empreendimentos são responsáveis pelo lixo que geram, desde o momento do descarte até sua destinação final.
Nesses casos, é importante elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e contar com uma empresa especializada no processo de coleta desses materiais, para que possam ser encaminhados às cooperativas de reciclagem de maneira segura.
Quando chegar a hora de ser reciclado, o vidro será dividido de acordo com características próprias do material, respeitando as particularidades de cada variedade.
Quais as particularidades da reciclagem do vidro?
Você sabia que o vidro é um dos materiais com maior índice de reaproveitamento a partir do processo de reciclagem?
Um quilo de vidro quebrado, por exemplo, dá origem a exatamente um quilo de vidro novo. Além disso, o material pode ser reciclado infinitas vezes, por conta de particularidades das substâncias que o compõem.
O processo é constituído por algumas etapas, iniciando com a limpeza dos itens descartados, os quais são triturados e, por fim, fundidos a uma temperatura de cerca de 1300 °C.
Além de ser inteiramente reaproveitado, é importante lembrar que a reciclagem do vidro proporciona uma economia de 70% na produção do material, em comparação à sua fabricação a partir de matéria-prima virgem.
A preservação de recursos naturais é mais um dos diversos benefícios proporcionados pelo processo.
Estudos apresentados na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, de 2019, indicam que a extração desses recursos triplicou desde a década de 1970, chegando a um total bastante preocupante de 92 bilhões de toneladas retiradas anualmente da natureza.
Além disso, a pesquisa também aponta a tendência de um crescimento significativo desse número, o que reforça a necessidade de alternativas mais sustentáveis para os processos produtivos da indústria.
Nesse sentido, a reciclagem é de grande importância para a preservação do meio ambiente, permitindo que materiais descartados sejam reinseridos na cadeia produtiva, evitando a utilização de nova matéria-prima retirada da natureza.
No caso da reciclagem do vidro, essa importância é reforçada pelo grande potencial de reaproveitamento que o material proporciona, garantindo um procedimento efetivo e que contribui com a diminuição do acúmulo de resíduos gerados pela ação humana.
Mas, afinal, quais tipos de vidro podem ser reutilizados? Confira alguns deles:
Tipos de vidros recicláveis
Para uma separação eficiente dos resíduos, é importante lembrar que a simples presença do vidro em um objeto não significa que ele possa ser reciclado.
Alguns exemplos de itens que podem passar pelo processo de reciclagem são:
- garrafas, independentemente da cor do vidro,
- potes de conserva,
- frascos de perfumes,
- pára-brisas de automóveis,
- vidro de janelas,
- utensílios de cozinha, como pratos e copos,
- cacos de vidro.
Por outro lado, alguns objetos não podem ser descartados com o vidro comum, como é o caso de:
- lâmpadas,
- vidros temperados,
- espelhos,
- porcelanas,
- ampolas de remédios,
- lentes de óculos.
Por isso, é importante estar atento aos itens descartados no seu dia a dia, seja no ambiente de uma residência ou nas instalações de uma empresa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasileiros têm confrontos definidos na primeira fase do Mundial de Clubes 2025
Última rodada do Brasileirão 2024: título, vagas internacionais e rebaixamento em jogo
Prefeitura de Manaus abre inscrições para o Bolsa Universidade 2025 com mais de 47 mil vagas
Raul Gil é demitido do SBT após 14 anos
Prefeito David Almeida anuncia permanência de mais dois secretários para seu próximo mandato
TikTok enfrenta ultimato nos EUA: venda ou banimento até janeiro