Em um movimento que intensifica ainda mais o conflito entre Rússia e Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin declarou que haverá uma resposta firme após a recente incursão ucraniana na região de Kursk, localizada na fronteira entre os dois países.
Nesta segunda-feira (12/8), o presidente russo, Vladimir Putin, convocou uma reunião de autoridades sobre a situação nas regiões de fronteira. Ele disse que “a principal tarefa do Ministério da Defesa é pressionar e expulsar o inimigo do nosso território”. Ainda na reunião, que foi transmitida pela televisão estatal russa, Putin afirmou que a motivação da Ucrânia para a ofensiva era melhorar sua posição de negociação.
A operação ucraniana, realizada na última semana, levou à mobilização de tropas russas adicionais para a área, incluindo veículos pesados. O comandante das forças ucranianas, Oleksandr Syrskyii, afirmou que Kiev agora controla aproximadamente 1.000 km² de Kursk, com cerca de 121.000 pessoas sendo evacuadas da região afetada.
O presidente Zelensky anunciou que instruiu o ministro de Assuntos Internos e outros funcionários do governo, juntamente com o Serviço de Segurança da Ucrânia, a preparar um plano humanitário para a área de operação. Zelensky também destacou que a ofensiva é uma tentativa de transferir a guerra para o território do agressor, em resposta aos ataques russos a partir de Kursk nas últimas semanas.
Este ataque é a maior investida da Ucrânia em território russo desde o início da guerra em fevereiro de 2022.
O governador de Kursk, Alexei Smirnov, revelou que a Ucrânia controla 28 povoações na região e milhares de pessoas estão sendo instruídas e obrigadas a deixarem o território, devido a aproximação dos ucranianos. A Rússia, por sua vez, promete uma resposta dura e responsabilização dos “organizadores e perpetradores” dos ataques, incluindo seus curadores estrangeiros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado