Os contribuintes de Manaus já podem indicar a inscrição imobiliária que desejam beneficiar com os créditos acumulados da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) para abatimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026. O procedimento deve ser realizado até o dia 30 de novembro.
O benefício faz parte do programa de incentivo da Prefeitura de Manaus, que permite aos cidadãos converterem créditos obtidos ao solicitar a NFS-e com CPF em desconto no IPTU do exercício seguinte. O abatimento pode chegar a 50% do valor do imposto.
De acordo com o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes, novembro é o período para que os contribuintes façam a indicação do imóvel que receberá o benefício.
“Novembro é o mês em que os contribuintes deverão fazer a sua opção de matrícula do IPTU para se beneficiar do crédito da nota. Esse é um programa que a prefeitura já adota há alguns anos, em que os contribuintes que solicitam nota fiscal de serviço e colocam o CPF na nota, vão acumulando um crédito que poderá se transformar em desconto no IPTU, podendo atingir até 50% do valor do IPTU. Então, os contribuintes têm até o final de novembro para fazer a opção de qual matrícula do IPTU eles desejam beneficiar”, explicou.
A consulta dos créditos e a indicação da inscrição imobiliária devem ser feitas por meio do site: creditodanota.manaus.am.gov.br. No ambiente on-line, o contribuinte pode acessar o saldo acumulado, conferir as notas fiscais registradas e escolher o imóvel que receberá o desconto no IPTU de 2026.
A Semef orienta que os contribuintes não deixem para última hora a indicação do imóvel, a fim de evitar congestionamento no sistema e garantir o aproveitamento do benefício.
(Texto – Anderson Farias/Semef. Foto – Divulgação / Semef)
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos