Neste sábado, 22 de junho, um sorteio realizado no Bumbódromo de Parintins determinou a ordem de apresentação dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido durante o 57º Festival de Parintins. Nas noites de sexta-feira e sábado, 28 e 29 de junho, o Caprichoso abrirá o festival, enquanto o Garantido encerrará as duas noites. No domingo, 30 de junho, o Garantido será o responsável pela abertura do espetáculo, com o Caprichoso fechando o evento.
O sorteio seguiu a mesma metodologia dos anos anteriores: o presidente da agremiação que tirasse a bola com a numeração mais alta poderia escolher entre abrir ou fechar cada noite. No ano passado, o Caprichoso iniciou as três noites de espetáculo. Este ano, o presidente Rossy Amoedo optou por uma estratégia similar, escolhendo abrir as duas primeiras noites. “A ordem de sorteio também faz parte desse processo, que vai nos ajudar sim a locomover melhor nossas estruturas na concentração”, explicou Amoedo.
De acordo com Amoedo, o boi que abre o festival tem o dia inteiro para se locomover na concentração, enquanto o boi que fecha a apresentação tem apenas 30 minutos para movimentar toda sua alegoria. Por isso, geralmente é vantajoso abrir o evento.
Fred Góes, presidente do Garantido, também aprovou o resultado do sorteio e afirmou que o planejamento seguirá conforme o idealizado pela comissão de artes. “O que nós tínhamos projetado era fechar, fechar e abrir. Esse era o nosso projeto. Então, para nós, está dentro do que preparamos. É melhor que a gente traga o nosso segredo depois. Eles revelam o que quiserem. O segredo do coração só depois do contrário”, comemorou Góes.
O sorteio contou com a presença de itens oficiais e das torcidas dos bois-bumbás. O clima entre os presidentes do Boi da Francesa e Boi da Baixa do São José, ambos em seu primeiro ano de gestão, foi amistoso.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, também esteve presente e destacou o trabalho do Governo do Estado na reta final para a organização do festival. “São muitos projetos que vão além do que acontece aqui na arena do Bumbódromo. Temos a Galeria Cidade Aberta com vários murais que serão fotografados e apreciados pelo público que passa aqui pela cidade, além da nossa Estação da Cultura, o Trio Panavueiro, dentre outras atrações. O mais importante é ressaltar que esse é o Festival do Povo da Floresta, feito pelo povo de Parintins”, afirmou o secretário.
### Sobre o Festival
O 57º Festival de Parintins é promovido pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O evento ocorre nos dias 28, 29 e 30 de junho, com patrocínio do Ministério da Cultura, Ministério do Turismo, Sesc-Senac, Coca-Cola Brasil, Brahma, Azul Linhas Aéreas, Bradesco, Petrobras, TecToy, Eneva, PixBet, O Boticário, Samel, Assaí, Vivo, Bemol, Sherwin-Williams, Correios e Infostore.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça encerra audiência de instrução de acusados por linchamento de motorista em Manaus
Mais de 40 produtores participam da Feira de Agricultura Familiar neste sábado
Open Internacional de Luta Livre Profissional acontece dia 27 de abril e inscrições promocionais estão abertas
Lei de Roberto Cidade busca desmistificar epilepsia e contribuir para a qualidade de vida do paciente
Criação do Mosaico do Baixo Rio Madeira impulsiona ações de conservação e fortalecimento territorial no Interflúvio Madeira-Purus
Matuê apresenta sua nova turnê “333” em Manaus neste final de semana