Para reforçar as ações de limpeza e preservação dos igarapés da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou a instalação de uma nova ecobarreira, desta vez, no igarapé São Francisco, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul.
Durante a vistoria na nova estrutura, nesta quarta-feira, 19/6, o prefeito David Almeida destacou que a instalação dos aparelhos visa dar continuidade aos serviços de coleta de resíduos sólidos nos igarapés, e que o planejamento da gestão é contar com o sistema em todos os igarapés da cidade.
“Esse igarapé deságua no igarapé do 40, próximo do Morro da Liberdade, e aqui, nós implementamos mais uma ecobarreira para que possamos cercar e fechar nossa rede de proteção dos igarapés, evitando que o lixo chegue até o rio Negro. Assim, vamos ampliando a nossa rede de proteção dos nossos igarapés”, afirmou Almeida.
As estruturas inovadoras capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que possam poluir ainda mais os rios e igarapés. “As ecobarreiras estão transformando nossos igarapés, uma iniciativa simples, mas que tem dado resultados muito importantes. Quem ganha com isso é a cidade de Manaus e os moradores dessas regiões”, completou o titular da Semulsp, Sabá Reis.
Além das ecobarreiras, é fundamental conscientizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos igarapés. O descarte inadequado de resíduos sólidos não só compromete a qualidade da água e a vida aquática, mas também afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos moradores. Todos devemos colaborar para manter nossos igarapés limpos, garantindo um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
A ecobarreira do bairro Petrópolis atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este tipo de iniciativa reforça a necessidade de práticas sustentáveis e da conscientização ambiental contínua, incentivando a população a adotar atitudes responsáveis e a proteger os recursos naturais da nossa região.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Gabriel Bortoleto dedica título da Fórmula 2 ao Brasil e mira Fórmula 1 em 2025
Corinthians busca recorde de vitórias contra o Grêmio na última rodada do Brasileiro
Fluminense enfrenta o Palmeiras em jogo decisivo para evitar rebaixamento
Pelo quarto ano consecutivo, São Paulo pode terminar o Brasileiro com menos de 60 pontos
Roberto Cidade cobra do DNIT esclarecimento sobre o andamento das obras das pontes que desabaram na BR-319
Brasileiros têm confrontos definidos na primeira fase do Mundial de Clubes 2025