Os rumos da reforma tributária e seus impactos para a Zona Franca de Manaus. Foi debatendo este e outros temas fundamentais para a economia estadual e para a carreira dos auditores fiscais, que o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais do Estado do Amazonas (Sindifisco-AM), celebrou o dia da categoria, que teve a comemoração antecipada de 21 de setembro para esta quinta-feira (18).
Ao longo de toda a manhã, palestrantes renomados passaram pelo auditório Luiz Osvaldo Barbosa Evangelista, na sede do Sindifisco. Com o tema “O Imposto sobre Bens e Serviços – IBS e seus efeitos na economia do Estado e na carreira dos Auditores Fiscais”, o evento reuniu autoridades da área tributária e econômica, além de especialistas convidados.
A programação contou com palestras de Marise Angélica Moreira Elerati, Auditora Fiscal de Minas Gerais, que apresentou uma análise da proposta da Lei Orgânica da Admiração Tributária (LOAT); de Nivaldo das Chagas Mendonça, Auditor Fiscal do Amazonas e coordenador do Comitê de Assuntos Tributários Estratégicos, que falou sobre os efeitos do IBS para a Zona Franca de Manaus; e do economista Samuel Hanan, ex-vice-governador do Amazonas, que refletiu sobre a nova matriz econômica do Estado.
“Estamos aqui para iniciar as festividades de comemoração do nosso dia e nos organizamos para aproveitar esta oportunidade e trazer alguns temas à luz, com palestras ministradas por nomes importantíssimos e que tocam em temas fundamentais para a nossa categoria de auditores fiscais, e também para a sociedade em geral. Trata-se de uma contribuição muito importante da categoria para a sociedade na distribuição desse conhecimento”, disse o presidente do Sindifisco-AM, Ricardo Castro.
Além dos palestrantes, o evento contou com uma mesa de honra composta por:
• Dario José Braga Paim, Secretário Executivo da Receita, representando a Sefaz-AM;
• José Ricardo de Freitas Castro, Presidente do Sindifisco-AM;
• Romildo de Aguiar Oliveira, Diretor da Esata;
• Dercyvone Góes, Presidente da Affeam.
O encontro reforçou o papel estratégico dos auditores fiscais e da sociedade civil na construção de um sistema tributário justo, que garanta competitividade ao Amazonas e segurança às carreiras que sustentam a arrecadação e a gestão pública.
➡️Mais notícias sobre Economia&Business, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Trump parabeniza Lula e diz que negociações com Brasil prosseguem
Victor Xamã leva Manaus à trilha de nova série da Netflix com a faixa “Federais”
HPS 28 de Agosto abre nova sala de hemodiálise
Profissionais de saúde do Hospital Platão Araújo realizam capacitação para atuar no novo modelo de atendimento ‘Fast Track’ da unidade
Expectativa de milhares de candidatos marca a aplicação das provas do Sistema Ingresso Seriado da UEA
Mutirão na orla de Educandos ganha reforço do projeto ‘Igarapés Limpos’