O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre a chegada de uma frente fria que deve provocar friagem no sul e sudoeste do Amazonas a partir desta terça-feira (27). A massa de ar frio, que se desloca do Sul do Brasil, deve causar queda acentuada nas temperaturas, especialmente nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Lábrea, Humaitá, Manicoré e Novo Aripuanã, onde os termômetros podem registrar até 10°C a menos em determinados períodos do dia.
De acordo com o Inmet, o fenômeno ocorre devido ao avanço de uma massa de ar polar, que rompe as barreiras climáticas e chega até a região amazônica. O encontro do ar frio com o calor intenso típico da região pode provocar chuvas fortes, temporais isolados e ventos moderados a fortes.
A mudança no tempo começa no Sul do país, onde já há previsão de tempo severo, com o choque de massas de ar quente e frio. O deslocamento da frente fria atinge ainda os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre, antes de chegar ao Amazonas.
Frio intenso no Sul e Sudeste
Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a frente fria será ainda mais intensa, com previsão de temperaturas negativas, especialmente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde há possibilidade de geadas e até neve entre os dias 28 e 29. As mínimas podem variar entre 3°C e 5°C.
O Inmet reforça que a população das áreas afetadas no Amazonas deve ficar atenta às atualizações dos alertas meteorológicos, principalmente para se proteger das mudanças bruscas de temperatura e dos riscos associados a ventanias e chuvas fortes.
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários
Marina Silva afirma que licença do Ibama para Foz do Amazonas teve embasamento técnico