O ex-ministro Guido Mantega comunicou, nesta quinta-feira (17), sua renúncia ao trabalho voluntário na equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O afastamento foi confirmado no fim da tarde. Segundo a assessoria do governo de transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador-geral dos trabalhos, telefonou para o ex-ministro e “o agradeceu pela colaboração, cooperação e gesto de desprendimento”.![]()
![]()
Mantega foi titular dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, durante os governos de Lula e Dilma Rousseff. Ele também ocupou outros cargos importantes, como o de presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O ex-ministro foi anunciado na equipe de transição na semana passada, como voluntário não-remunerado do grupo temático da área de planejamento, orçamento e gestão.
Mantega responde a procedimento administrativo do Tribunal de Contas da União (TCU) que o proíbe de exercer cargos públicos. A investigação se refere à suposta postergação de pagamento de despesas do governo quando foi ministro, no caso que ficou conhecido como pedaladas fiscais e que foi uma das bases do processo que levou ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.
Até o momento, 285 pessoas foram incorporadas à equipe de transição, a maioria são voluntários não remunerados e servidores públicos requisitados, e 13 nomeados para cargos comissionados previstos na legislação, além do coordenador-geral, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin. Ao todo, são 31 grupos temáticos.
Edição: Denise Griesinger
Por Agência Brasil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.