Hemoam promove campanha de doação de sangue no Fórum Trabalhista de Manaus, nesta quinta-feira (11)

Hemoam promove campanha de doação de sangue no Fórum Trabalhista de Manaus, nesta quinta-feira (11)

O Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) irão realizar, no próximo dia 11 de setembro, uma ação de captação de doadores de sangue. A iniciativa ocorrerá das 8h às 12h, na Unidade Móvel do Hemoam, conhecida como “Vampirão”, que estará estacionada em frente ao Fórum Trabalhista de Manaus, localizado na Rua Ferreira Pena, nº 546, Centro da capital amazonense.

Ao abrir as portas para o Vampirão, o TRT-11 reafirma seu compromisso com a vida e a solidariedade. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas, entre pacientes com câncer, vítimas de acidentes, pessoas com doenças crônicas e pacientes submetidos a cirurgias.

Gesto solidário

A doação de sangue é um ato de solidariedade que salva vidas e também traz benefícios para o doador. O procedimento é rápido, seguro e pode ser realizado por qualquer pessoa que atenda aos requisitos do Ministério da Saúde. Além de contribuir para a renovação das células sanguíneas, muitos doadores relatam sensação de bem-estar ao saber que ajudaram outras pessoas.

Quem pode doar

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter peso mínimo de 50 quilos;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade podem doar acompanhados do responsável legal);
  • A idade máxima para a primeira doação é de 60 anos.

Orientações para o dia da doação

• Dormir bem, com pelo menos 6 horas de sono;
• Fazer uma refeição reforçada até duas horas antes da coleta;
• Levar documento de identidade original com foto e válido em todo território nacional

Direito do Trabalhador

Quem doa sangue também garante um benefício previsto em lei. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estabelece, no artigo 473, o direito a um dia de folga remunerada por ano, desde que o ato de doação seja devidamente comprovado. Regidos pela lei 8.112/90, o artigo 97 assegura os servidores públicos, na qual consiste afastamento das atividades de trabalho, por um dia, para doação de sangue. A ausência ao serviço deve ocorrer no próprio dia da doação e o direito não pode ser acumulado para uso futuro.

Para mais informações, entre em contato com a Codsau pelo telefones (92) 3627-2171 / 3621-7249 ou pelo e-mail [email protected]

➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.

📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Categorias:
Compartilhe: