O indicativo do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para que Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs) sejam adequados ao atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi atendido pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira, 24/2, o governador Wilson Lima (UB) anunciou que três unidades dos CAICs irão oferecer, a partir de junho, serviço terapêutico e multidisciplinar para pessoas com TEA.
“Sou pai atípico, sei o quanto é difícil o acesso de crianças com TEA às terapias e aos atendimentos necessários. Agradeço ao governador Wilson Lima pela sensibilidade na atenção ao nosso indicativo. A criação de espaços adequados é fundamental para oferecer suporte terapêutico e educacional, promovendo a inclusão social e escolar que essas crianças tanto precisam”, declarou.
Conforme o anúncio, os CAICs que atenderão crianças com TEA serão o CAIC José Contente, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste; o CAIC Gilson Moreira, no bairro Mundo Novo, zona Norte, e o CAIC+ Especialidades Afrânio Soares, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
De acordo com o Governo do Estado, os CAICs ofertarão atendimento com base nos fundamentos da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a única com evidência científica de eficácia. A implementação será feita pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES/AM).
De acordo com Lima, as unidades fazem parte do planejamento que inclui a revitalização de 11 CAICs, reforçando a atenção básica e serviços de média complexidade para este público. “Essa é uma demanda crescente, a partir do maior esclarecimento da população. Com certeza é uma lacuna que precisa ser olhada com mais atenção não apenas pelo Governo do Estado, como também pelas prefeituras. Estamos à disposição de todos que puderem nos auxiliar para a ampliação desse atendimento”, afirmou o governador.
Centro de Inclusão Sensorial na Aleam
Sob a presidência do deputado Roberto Cidade, a Aleam irá inaugurar, ainda no primeiro semestre deste ano, o Centro de Inclusão Sensorial. O espaço, que funcionará dentro das dependências do Legislativo Estadual, irá ofertar terapias e atendimentos direcionados para crianças e adolescentes com TEA e com Síndrome de Down.
O Centro de Inclusão Sensorial irá oferecer atendimento médico ambulatorial, acompanhamento com nutricionistas, terapias ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, odontólogos e demais especialistas necessários à fisiologia da recuperação motora.
➡️Mais notícias sobre Brasil, você encontra aqui.
(Foto: Herick Pereira)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador Wilson Lima destaca mais de 3 mil procedimentos na primeira semana do Hospital Público Veterinário do Amazonas
Prefeitura recolhe cerca de 10 mil pneus descartados irregularmente em Manaus no mês de setembro
Último dia de inscrição para o concurso da Aleam: mais de 60 mil candidatos já garantiram participação
Afya Educação Médica oferece consultas gratuitas em Endocrinologia Pediátrica
Mais brincadeira, menos tela: confira dicas para uma infância saudável
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher