O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou, nesta quinta-feira (06/02), um site exclusivo para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024, a maior força-tarefa de combate ao desmatamento e às queimadas ilegais do estado. O lançamento ocorreu durante o Workshop Anual de Avaliação da operação, realizado no auditório do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), no Tarumã.
A nova plataforma foi criada para permitir à sociedade acompanhar, em tempo real, as atividades da operação, como fiscalização e monitoramento das áreas afetadas. O site contém dados detalhados, incluindo coordenadas geográficas, vídeos, mapas interativos e informações sobre cada uma das nove etapas da ação, que conta com a participação de 10 instituições.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, enfatizou a importância da ferramenta para promover maior transparência e controle das ações realizadas. “É com grande honra e alegria que o Ipaam desenvolveu esse site exclusivo para a Operação Tamoiotatá. Nele, serão alimentados todos os dados e ações que estamos realizando, incluindo os pontos e coordenadas. Esse site também servirá como uma base para prestarmos contas à sociedade, algo essencial tanto para o Ipaam quanto para a população”, afirmou Picanço.
O site da Operação Tamoiotatá pode ser acessado diretamente pelo portal do Ipaam, clicando no banner dedicado à operação, onde os cidadãos poderão acompanhar o andamento da fiscalização e as ações de proteção ambiental em tempo real.
Embargos
Além do site, o Ipaam abordou no workshop sobre os embargos emergenciais, que agora abrangem todo o estado do Amazonas, incluindo municípios que nunca haviam sido alvo de fiscalização. A medida visa intensificar o combate ao desmatamento ilegal, interditando as áreas afetadas para impedir novos danos.
A coordenadora do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP) do Ipaam, Priscila Carvalho, explicou como funciona o processo. “O embargo emergencial é como uma interdição de área. Quando identificamos desmatamento ilegal, fazemos a interdição. E esse processo está disponível no site do Ipaam, permitindo que a sociedade consulte a situação dessas áreas, por exemplo, para verificar se uma propriedade está interditada ao solicitar financiamento em bancos”, disse.
(FOTOS: José Narbaes/Ipaam)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
EUA pedem que Ucrânia cesse ‘insultos’ contra Trump em meio a tensão diplomática
Sesc Amazonas abre 300 vagas gratuitas para crianças em seis modalidades esportivas
Ruas de Manaus serão interditadas para blocos de Carnaval neste fim de semana
Roberto Cidade amplia atuação para o fortalecimento da atenção a crianças e adolescentes com TEA
Oscar 2025: Brasil torce por “Ainda Estou Aqui”; confira data, onde assistir e indicados
Whindersson Nunes se interna em clínica psiquiátrica para cuidar da saúde mental