As demandas relacionadas aos direitos do consumidor estão cada vez mais em evidência, e em consonância com o momento, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é autor de leis que contemplam a população na busca de direitos.
Dentre as leis apresentadas pelo parlamentar estão a n° 5.900/22, que estabelece que os usuários do serviço de água e esgotamento sanitário, que forem vítimas de furto de seus hidrômetros, terão reposição do equipamento gratuitamente pela concessionária; a Lei n° 5.544/21, que dispõe sobre a quitação de faturas em atraso no ato de interrupção de serviços essenciais e a 5.483/21, que estabelece que os débitos das faturas de energia, água e esgoto, podem ser parcelados, em até 12 vezes, durante o período da pandemia.
Também são de autoria do parlamentar a Lei n° 5.430/21, que proíbe a remoção de veículos, por reboque público ou por empresa prestadora desse serviço, quando o seu responsável não estiver presente; a Lei n° 5.447/21, que obriga os estabelecimentos comerciais, instituições financeiras e bancárias a afixar, de forma clara e visível, tabelas contendo as taxas de juros anuais praticadas nas vendas a prazo e no crédito ao consumidor e a n° 5.366, que obriga os revendedores varejistas de combustíveis a informem aos consumidores quando os valores divulgados forem válidos apenas em determinada forma de pagamento.
E ainda das leis: n° 5.779/22, que assegura ao consumidor o direito de ser informado, em tempo real, pelas operadoras de telefonia móvel e internet banda larga, sobre a redução de velocidade de conexão com a internet e da n° 5. 776/22, dispõe sobre a obrigatoriedade de empresas que fornecem serviços de TV por assinatura e Internet a compensar, por meio de abatimento ou de ressarcimento ao assinante, que tiver o serviço interrompido.
“Nosso mandato tem buscado atuar em diversas vertentes e uma delas é a defesa do consumidor. É importante que a população se sinta amparada, que conheça seus direitos, sobretudo, quando e se for lesado. Nosso objetivo é sempre atuar no fortalecimento e propositura de leis que resguardem os direitos do consumidor, do cidadão”, afirmou.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Público de 105 mil pessoas movimenta a segunda noite do ‘Manaus Passo a Paço 2024’
set
Brasil faz história nas Paralimpíadas com oito medalhas em um dia e sobe para sétimo lugar no quadro geral
set
Brasileiros ainda têm R$8,56 bi em valores a receber, informa BC
set
Presidente Lula demite Ministro Silvio Almeida após acusações de assédio sexual
set
DJ Alok doa 200 toneladas de alimentos para famílias afetadas pela seca no Amazonas
set
Whindersson Nunes retorna a Manaus com novo espetáculo “Efeito Borboleta”
set