Durante uma operação conjunta realizada na manhã de sexta-feira (10), peles e ossadas de animais silvestres foram encontradas em uma loja de açaí localizada no Centro de Manaus. O local foi interditado por apresentar condições sanitárias insalubres e lacrado pelas autoridades competentes.
A descoberta foi feita por volta das 10h30 pela equipe de Patrulhamento Ambiental (Patam), que prestava apoio à Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) na fiscalização do estabelecimento. Os agentes suspeitam que os restos de animais estivessem sendo comercializados ilegalmente.
Diante da situação, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Demma) foi acionada, e a Polícia Técnico-Científica realizou perícia no material apreendido. Um homem que estava no local foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde poderá responder por crime ambiental.
A loja já havia sido interditada pela Visa Manaus por diversas irregularidades sanitárias. Fiscais identificaram equipamentos enferrujados, produtos sem procedência e o uso irregular de corantes para alterar a aparência do açaí.
De acordo com a fiscal de saúde Cristiane Ruwer, o local não possuía estrutura mínima para a produção de alimentos. “Nós encontramos um ambiente sem estrutura para produção de qualquer tipo de alimento, com produtos mal armazenados e o uso indevido de corantes e outros aditivos para alterar o espessamento e a coloração do açaí”, informou.
A operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e da Polícia Civil do Amazonas. A Prefeitura de Manaus destacou que novas fiscalizações serão realizadas com o objetivo de coibir práticas ilegais e reforçar a segurança alimentar na capital.
(Foto: Divulgação/Semcom)
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus informa locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher
Inscrições para o concurso público da Aleam encerram nesta segunda-feira, 13/10
Buraco que engoliu jovem em calçada de Manaus foi causado por vazamento de esgoto, relatam moradores
Loja de açaí é interditada em Manaus após fiscalização encontrar peles e ossadas de animais silvestres
No Dia Mundial da Saúde Mental, deputado Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam o acesso ao cuidado psicossocial
Prefeitura de Manaus apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular na operação ‘Zero Metanol’