Durante uma operação conjunta realizada na manhã de sexta-feira (10), peles e ossadas de animais silvestres foram encontradas em uma loja de açaí localizada no Centro de Manaus. O local foi interditado por apresentar condições sanitárias insalubres e lacrado pelas autoridades competentes.
A descoberta foi feita por volta das 10h30 pela equipe de Patrulhamento Ambiental (Patam), que prestava apoio à Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) na fiscalização do estabelecimento. Os agentes suspeitam que os restos de animais estivessem sendo comercializados ilegalmente.
Diante da situação, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Demma) foi acionada, e a Polícia Técnico-Científica realizou perícia no material apreendido. Um homem que estava no local foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde poderá responder por crime ambiental.
A loja já havia sido interditada pela Visa Manaus por diversas irregularidades sanitárias. Fiscais identificaram equipamentos enferrujados, produtos sem procedência e o uso irregular de corantes para alterar a aparência do açaí.
De acordo com a fiscal de saúde Cristiane Ruwer, o local não possuía estrutura mínima para a produção de alimentos. “Nós encontramos um ambiente sem estrutura para produção de qualquer tipo de alimento, com produtos mal armazenados e o uso indevido de corantes e outros aditivos para alterar o espessamento e a coloração do açaí”, informou.
A operação contou com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e da Polícia Civil do Amazonas. A Prefeitura de Manaus destacou que novas fiscalizações serão realizadas com o objetivo de coibir práticas ilegais e reforçar a segurança alimentar na capital.
(Foto: Divulgação/Semcom)
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026