Na primeira semana de setembro, a Prefeitura de Manaus retirou 230 lixeiras irregulares em diversos bairros da capital. A operação, conduzida pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), resultou na remoção de mais de 600 toneladas de resíduos, que tiveram destinação correta no aterro sanitário.
As ações se concentraram em pontos críticos de descarte ilegal, como a avenida Tefé, no Japiim, onde três áreas de acúmulo foram desativadas, além das ruas Alfredo Araújo e Coronel Pedro, no Morro da Liberdade. Equipes também atuaram em localidades da Lagoa Verde, Nova Cidade, Distrito Industrial II, Colônia Antônio Aleixo e Gilberto Mestrinho.
O esforço faz parte de um trabalho contínuo iniciado em julho, que já registra impacto expressivo: mais de 2 mil lixeiras clandestinas eliminadas e aproximadamente 8 mil toneladas de resíduos removidos em apenas três meses. Em julho, foram 1.218 pontos e 5 mil toneladas recolhidas; em agosto, 624 pontos e 2,3 mil toneladas.
Segundo o titular da Semulsp, Sabá Reis, além da limpeza, é necessária mudança de comportamento da população. “Esses resíduos poderiam estar contaminando igarapés e trazendo riscos de doenças. Estamos trabalhando diariamente, mas é fundamental que o cidadão não volte a descartar lixo em áreas públicas”, afirmou.
Moradores relataram melhorias após as intervenções. No Japiim, Maria das Graças Silva destacou o fim do mau cheiro próximo à rua Jupiá. Já no Morro da Liberdade, o comerciante José Raimundo disse que o acúmulo de resíduos prejudicava as vendas e afastava clientes.
Para manter os espaços limpos, a Semulsp disponibiliza serviços gratuitos como coleta domiciliar, pontos de entrega voluntária, agendamento para descarte de grandes objetos e coleta seletiva porta a porta. Denúncias e solicitações podem ser feitas pelo WhatsApp do Disk Semulsp.
Com as ações, a gestão municipal busca reduzir focos de lixo, evitar problemas ambientais e reforçar a responsabilidade compartilhada pela limpeza urbana.
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus remove 600 toneladas de lixo ao eliminar lixeiras clandestinas na primeira semana de setembro
Restaurante Prato Cheio do Novo Israel é reinaugurado pelo governador Wilson Lima
Presidente Roberto Cidade destaca leis de sua autoria de valorização da vida e fortalecimento das políticas de saúde mental
Críticos de cinema do Cine Set falam sobre ‘As Amazônias – como são vistas pelo cinema’, no Roda de Conversa da Valer, neste sábado (13)
Festivais movimentam a cena cultural de Manaus em setembro e outubro
Documentário ‘Inquilino das Ruas’ estreia em Manaus e revela a arte e a invisibilidade dos moradores em situação de rua da cidade