Um vídeo que circula nas redes sociais capturou o momento em que uma mulher deu à luz na recepção da Maternidade Ana Braga, em Manaus, sem receber qualquer assistência médica.
Testemunhas relataram que, momentos antes do parto, a mulher, já em trabalho de parto avançado, clamou por ajuda, gritando que “a criança está nascendo”. No entanto, seus pedidos desesperados não foram atendidos. De acordo com relatos, a mulher chegou a considerar ir ao banheiro para tentar dar à luz sozinha, devido à ausência de médicos ou enfermeiros disponíveis para auxiliá-la naquele momento crítico.
As imagens, gravadas por outras mulheres que aguardavam atendimento na recepção da maternidade, mostram a parturiente de joelhos, apoiada nas cadeiras da recepção, enquanto uma funcionária do hospital segura o bebê enrolado em um pano. Em seguida, outro funcionário aparece com uma maca e a mulher é levada para dentro da unidade hospitalar.
“Filma, filma! Ninguém ajudou. Por isso que acontecem essas coisas no hospital”, exclamou um homem presente no local.
Uma mulher também comentou que, por pouco, não ocorreu uma tragédia, destacando a irresponsabilidade da unidade, uma vez que a jovem havia avisado que o bebê estava prestes a nascer, mas foi negligenciada pela recepção da maternidade.
Nota da Secretaria de Estado de Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que o incidente ocorreu no dia 27 de maio deste ano. A parturiente deu entrada na Maternidade Ana Braga no início do trabalho de parto e foi atendida pela equipe médica, permanecendo em observação. Trinta minutos após sua chegada, a paciente foi ao banheiro e entrou em período expulsivo, sendo então levada para a sala de parto. Tanto a mãe quanto o bebê passaram por todos os exames e procedimentos necessários e receberam alta médica dois dias depois.
Veja mais notícias aqui no Portal Igarapé News.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com bandeirinhas e pinturas, ruas de Manaus se transformam para jogos do Brasil na Copa do Mundo.
Amazonas decreta emergência climática e ambiental por risco de seca, queimadas e ondas de calor.
Prefeitura de Manaus amplia linhas expressas e reduz tempo de viagem em até 50 minutos para usuários das zonas Norte e Leste.
“Governador Roberto Cidade entrega 2,1 mil óculos de grau e avança com saúde oftalmológica no estado”
10ª Conferência Municipal de Saúde vai reunir 455 delegados na elaboração de propostas para o SUS em Manaus.
“Governador Roberto Cidade participa da abertura dos cursos de Gestão de Crise e de Abordagem Fluvial para as Forças de Segurança do Amazonas”