No dia 12 de junho, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) emitiu uma notificação à empresa Tecnologias de Trânsito da Amazônia SPE-Ltda, responsável pelo serviço de estacionamento rotativo Zona Azul em Manaus. A ação foi motivada por uma denúncia de um consumidor que teve seu veículo danificado enquanto utilizava o serviço.
Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, a empresa não assegurou adequadamente a segurança dos veículos estacionados, o que configura uma violação dos direitos do consumidor conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC). O artigo 22 do CDC foi citado como base para a autuação, destacando a responsabilidade objetiva das empresas pela reparação de danos causados aos consumidores durante a prestação de serviços.
O Art. 14 do CDC também estabelece que o fornecedor de serviços é responsável pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, independentemente da existência de culpa.
Após a notificação, a empresa de estacionamento rotativo tem 10 dias para apresentar esclarecimentos sobre os fatos narrados na denúncia e informar se há um procedimento aberto para apurar os danos sofridos pelo consumidor. O Procon-AM reforça a importância de os consumidores conhecerem seus direitos e, em casos de danos a veículos em estacionamentos, registrarem a ocorrência imediatamente, tirarem fotos dos danos e buscarem testemunhas que possam corroborar a situação.
Quanto ao histórico da Zona Azul, vamos destacar alguns pontos relevantes:
- Suspensão e Retomada:
- O serviço de Zona Azul foi implantado em 2018 e passou a ser regulado e fiscalizado pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (AGEMAN) em 2019, após a publicação do Decreto Municipal nº 4.399.
- Em 2022, o serviço foi retomado no bairro Vieiralves após dois anos e meio de suspensão devido à pandemia de Covid-19 e melhorias no sistema utilizado pelo aplicativo.
- Críticas e Irregularidades:
- Vereadores criticaram o sistema, apontando falhas de segurança e sugerindo o fim da cobrança de estacionamento.
- Também houve notificação por irregularidade na sinalização de vagas em áreas do Centro de Manaus.
- Ocupação Irregular de Vagas:
- A ocupação irregular das vagas destinadas a carga e descarga tem sido um problema recorrente.
- Em maio de 2024, houve expansão do serviço para o entorno do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, com a implantação de 1.100 novas vagas.
O serviço de Zona Azul em Manaus enfrenta desafios até hoje, mas há que elogie os serviços prestados.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja