Pela manhã, o candidato a prefeito de Manaus pelo União Brasil esteve em reunião com apoiadores no bairro Flores e visitou a Marina do Davi
O candidato a prefeito de Manaus Roberto Cidade confirmou, na manhã desta quinta-feira (5/9), seus principais compromissos de campanha e reforçou que, se vencer as eleições de outubro, vai recriar a Secretaria Municipal de Esportes. Ele participou do lançamento da candidatura de Neibe (UB) à Câmara Municipal, um dos 294 nomes que concorrem ao cargo de vereador pela coligação “Manaus Merece Mais”. Cerca de 1 mil pessoas estiveram reunidas em uma casa de eventos no bairro Flores, na zona Centro-Sul da capital, para ouvir as propostas do candidato do União Brasil.
“Eu estou pronto para mudar Manaus, mas não podemos mudar de qualquer jeito. Preciso que todos vocês tenham o sentimento de mudança no coração. Porque a população não aguenta mais a atual gestão”, disse Roberto Cidade. “O atual prefeito prometeu a Secretaria do Esporte, prometeu um hospital municipal, prometeu asfalto em 10 mil ruas, prometeu melhorar o transporte, mas não entregou nada disso. Eu tenho palavra com a cidade e a população de Manaus”.
Roberto Cidade também reforçou algumas de suas principais bandeiras de campanha, como a implantação de 12 UPAs 24 horas em todas as zonas de Manaus; o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que terá 100% dos agentes armados; a oferta de 1 mil vagas de creche nos bairros no primeiro ano de governo, em parceria com a iniciativa privada.
O candidato também garantiu que vai colocar asfalto de qualidade em toda a cidade, concluindo as 7 mil ruas que ficaram sem asfalto na atual gestão; e criar o Auxílio Municipal Permanente por meio de lei, para beneficiar 50 mil famílias com R$ 150 por mês.
“A atual gestão prometeu melhorar o porto lá da Marina do Davi, mas não fez. Preferiu fazer um mirante onde o x-caboquinho custa 35 reais. E agora fez um píer onde só vai atracar lancha de gente rica”, disse Cidade. “Quem vai na Ponta Negra e vê as paradas de ônibus pensa que está na Suíça. Mas a realidade de quem vive na zona Norte, na zona Leste, no Tarumã, é outra bem diferente. Manaus precisa de um prefeito e de vereadores que pensem nas pessoas mais humildes. E nós vamos dar nossa contribuição”.
Também estiveram presentes o deputado estadual João Luiz (Republicanos), o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Jorge Oliveira, o atleta olímpico amazonense Sandro Viana, o jogador campeão da Libertadores Edigle Farias e outras lideranças políticas e comunitárias.
Saiba mais:
- Prefeitura deixou bairros pobres de fora do Asfalta Manaus, critica Roberto Cidade;
- Roberto Cidade passa Amom e empata com David em 1º lugar na disputa pela Prefeitura de Manaus;
- Bairro Gilberto Mestrinho receberá a primeira UPA 24 hs de Manaus, afirma Roberto Cidade;
- Guarda Municipal armada vai reforçar segurança no Centro, afirma Roberto Cidade;
Visita à marina Davi
Mais cedo, Roberto Cidade esteve na Marina do Davi, na Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, onde a situação do porto é precária.
Por lá circulam cerca de 2 mil pessoas por dia, a maioria de moradores das comunidades próximas. O número aumenta nos fins de semana e feriados, com a alta procura de turistas e manauaras que fazem a travessia com destino a praias como a da Lua e a do Tupé.
Cidade conversou com comerciantes e passageiros; e ouviu queixas sobre as condições gerais do terminal de passageiros. “Eu me comprometo a fazer um porto decente aqui. É compromisso meu, pois eu cresci trabalhando no barco da minha família, e sei a dificuldade que é. Para melhorar a vida das pessoas, a prefeitura precisa ser parceira do Governo do Estado, que entregou uma série de portos no interior”, disse o candidato.
Disputa pela liderança
Com 20% das intenções de voto, Roberto Cidade ultrapassou o candidato Amom Mandel e aparece empatado com David Almeida na preferência do eleitor de Manaus. Cidade é também o único que vence o atual prefeito no 2º turno. É o que revela a pesquisa da empresa 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência, divulgada pela revista Exame.
“A população já entendeu que precisa fazer a mudança de verdade, e nós estamos prontos para chegar ao segundo turno e vencer as eleições. Agradeço imensamente a todos que têm nos apoiado”, disse Roberto Cidade. Com margem de erro de 3,1 pontos percentuais, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (AM-03408/2024).
Arco de alianças
Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade é o candidato que construiu o maior arco de alianças desta eleição em Manaus.
Além do União Brasil, fazem parte da coligação o Progressistas (PP), do candidato a vice, Coronel Menezes; o Republicanos, o Podemos, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), o Partido da Renovação Democrática (PRD) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Texto e fotos: Assessoria de imprensa – Tabajara Moreno
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças climáticas: Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise
‘Alemão’ é encontrado morto, com sinais de tortura, na Compensa
WhatsApp lança recurso para transcrever áudios em textos: entenda como funciona
Guerra na Ucrânia ganha dimensão global com tropas norte-coreanas, mísseis ocidentais e ameaça nuclear
Vídeos; Soco e xingamentos: tumulto marca empate entre Atlético-MG e Botafogo
Leandro Hassum estrela como Silvio Santos em filme que revela os bastidores do programa