O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), informou hoje (29), em Brasília, que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado para a próxima terça-feira (4). Ela irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento do crime organizado com foco na atuação de milícias e facções.
“É hora de enfrentar esses grupos criminosos com a união de todas as instituições do Estado brasileiro, assegurando a proteção da população diante da violência que ameaça o país”, disse Alcolumbre, por meio de nota.
Segundo o presidente do Senado, a instalação da CPI foi determinada após entendimentos com o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), um dos autores do requerimento para a criação da comissão.
Prazo de 120 dias
O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento de facções e milícias no país.
Caberá aos senadores investigar o modus operandi (modo de operar) das organizações criminosas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região, “bem como as respectivas estruturas de tomada de decisão, de modo a permitir a identificação de soluções adequadas para o seu combate, especialmente por meio do aperfeiçoamento da legislação atualmente em vigor.”
Por Agência Brasil
(FOTO: © Andressa Anholete/Agência Senado)
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Civil do AM alerta idosos sobre golpes em agências bancárias e reforça medidas de prevenção
Ministério Público pede suspensão da venda de ingressos para o Festival de Parintins de 2026
Defensoria obtém decisão que garante alimentação e água às pessoas que passam por audiência de custódia no Amazonas
Prefeitura de Manaus encerra inscrições para concurso público da Semed nesta quarta-feira
Prefeito David Almeida vai apresentar na COP 30 projeto das ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus
Pesquisa do Procon Manaus aponta nova redução no valor médio da cesta básica em novembro