A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quinta-feira (11/12), a visita da equipe do A.C.Camargo Cancer Center, hospital responsável pelas análises anatomopatológicas (biópsias) do Super Centro Diagnóstico de Câncer, lançado, em junho, pelo Ministério da Saúde.
O centro faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Os hospitais conveniados enviarão as análises anatomopatológicas por meio de um scanner de lâminas para o A.C.Camargo.
A FCecon é um dos hospitais do país que recebeu o equipamento e está em trâmites para a instalação no Laboratório de Anatomia Patológica.
Diagnóstico
O centro conta com o uso de telepatologia, telelaudos e teleconsultoria. Na FCecon, os materiais que saírem do centro cirúrgico ou de pequenos procedimentos passarão pelas etapas de preparação, clivagem, coloração e demais, até serem fixados em lâminas. As lâminas serão inseridas no scanner e enviadas para a equipe do A.C.Camargo, que fornecerá o laudo histopatológico.
“O Super Centro Diagnóstico é o maior avanço em oncologia dos últimos 20 anos e pretende agilizar, em todo o Brasil, os laudos de biópsias dos pacientes, o que é um avanço para o tratamento e sobrevida. O objetivo do Ministério da Saúde é liberar laudos em até 10 dias”, disse o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão.
O laudo anatomopatológico, também chamado de biópsia, é muito importante para a continuidade do tratamento do paciente. Após uma cirurgia, o médico patologista avalia o tumor retirado e indica se estava apenas localizado naquele órgão ou se já estava mais avançado, assim como o tipo de tumor. Essa análise, através do laudo, mostra ao médico responsável pelo tratamento se será necessário, por exemplo, quimioterapia ou radioterapia.
Visita
Na visita técnica, a equipe conheceu as dependências do Laboratório de Anatomia Patológica da FCecon, assim como o fluxo de funcionamento.
“Esta parceria é uma grande oportunidade para o laboratório, para recebermos consultoria, conhecimento e equipamentos para otimizarmos o fluxo de funcionamento e processos no setor”, afirma a gerente do laboratório, Emily Franco.
Parceria
Dentro da parceria com o A.C.Camargo por meio do PROADI-SUS, pequenas peças de procedimentos menores já estão sendo enviados para o centro, para análise, desde o mês de novembro. Segundo Emily Franco, o envio é realizado por via aérea e já tem agilizado a emissão de laudos.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam