Neste domingo (3), uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que mencionava músicas de Caetano Veloso, chamou a atenção do cantor e de usuários nas redes sociais. A questão, baseada em um texto da escritora Tati Bernardi sobre o uso da palavra “coisa”, utilizou como referência quatro músicas de Caetano: Qualquer Coisa, Sampa, Lindeza e Samba de Verão.
A pergunta buscava avaliar a capacidade do candidato de identificar o “recurso utilizado na progressão textual para garantir a unidade temática da crônica”, oferecendo cinco alternativas. No entanto, a divergência sobre a resposta correta gerou um debate acalorado, principalmente após o próprio Caetano Veloso compartilhar sua interpretação.
Para o cantor, a resposta correta seria a alternativa A, que indicava “intertextualidade, marcada pela citação de versos e de letras de canções”. Essa opinião contrastou com o gabarito extraoficial divulgado pelo Colégio Sigma, que apontou a alternativa C como correta, descrevendo “reiteração, marcada pela repetição de uma determinada palavra e de seus cognatos” como o recurso principal. A própria autora do texto, Tati Bernardi, afirmou nas redes que também concordava com a alternativa C, acrescentando uma dose de humor ao dizer que conseguiu “causar confusão e problema até no Enem”.
A repercussão do caso nas redes sociais trouxe reflexões sobre a interpretação textual e a subjetividade na análise de obras artísticas, especialmente no contexto de uma prova como o Enem, que avalia milhões de estudantes em todo o Brasil. Especialistas em língua portuguesa comentaram que questões de interpretação, quando baseadas em referências culturais amplas, podem abrir espaço para múltiplas interpretações, mas que o Enem adota rigor em suas respostas para garantir a objetividade.
O episódio também gerou debates sobre a escolha de referências culturais no Enem, levantando questionamentos sobre a complexidade das questões que envolvem elementos da cultura popular brasileira, como as músicas de Caetano Veloso. Enquanto isso, estudantes e professores aguardam a divulgação oficial do gabarito do Enem para saber qual será, de fato, a resposta considerada correta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Imagem de capa: Reprodução Redes Sociais/CaetanoVeloso)
➡️Mais notícias sobre Entretenimento, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Princesa do Solimões anuncia Mastrillo Veiga como técnico para 2025
Juarez Lima, gênio das alegorias do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria
NEMA 2024: Confira tudo o que vai rolar nesta edição da Corrida-Show
Câncer Infantil: Roberto Cidade reforça Leis de sua autoria que fortalecem combate à doença
Gabaritos individuais do concurso da CMM são republicados e novo prazo para recursos é anunciado
Três veículos colidem na BR-174; carreta pega fogo em grave acidente