A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a operação “Sem Sabor” para desarticular um esquema de fraude em dispensa de licitação e desvio de recursos destinados à aquisição de kits de merenda escolar na capital amazonense. Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diferentes locais de Manaus.
As investigações tiveram início após uma ação popular e auditorias do Ministério Público Federal (MPF) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que identificaram irregularidades na contratação da fornecedora de merenda em 2020. Entre as fraudes apontadas estão o uso indevido da dispensa de licitação, superfaturamento e transações financeiras suspeitas entre empresas participantes.
De acordo com a PF, a empresa vencedora do contrato não possuía histórico de fornecimento de gêneros alimentícios para o setor público e operava em um endereço desconhecido. Além disso, a investigação constatou que a empresa não tinha capacidade operacional para cumprir o contrato e foi favorecida em um processo irregular, resultando em prejuízos milionários aos cofres públicos.
O esquema criminoso envolvia servidores públicos, empresários e intermediários, que manipularam o processo de licitação para beneficiar a empresa contratada. A análise financeira da PF revelou que parte dos pagamentos feitos pela Prefeitura de Manaus foi rapidamente repassada a uma das empresas concorrentes.
Os envolvidos podem responder por crimes como fraude à licitação, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As investigações continuam para aprofundar o caso e identificar todos os responsáveis pelo esquema.
➡️Mais notícias sobre Segurança, você encontra aqui.
(Foto de capa: G1 Amazonas)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Presidente Roberto Cidade abre ano legislativo de 2026 e reforça papel da Aleam no desenvolvimento do Amazonas
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários