Em alusão à campanha nacional Junho Violeta, pela conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (18/06), mais uma edição do programa “Papo Cidadão”, abordando o tema “Vozes que resistem: a violência contra as mulheres idosas em debate”.
A ação, que é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas nos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), foi mediada pelo promotor de Justiça Vítor Moreira da Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).
O membro do MP recebeu a coordenadora do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI/Sejusc), Márcia Alfaia Lins Magalhães, e a líder da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Edilza de Souza Pereira Mota, como convidadas.
Na ocasião, o promotor de Justiça Vítor Fonsêca destacou a necessidade de cobrar os poderes Executivo, Legislativo e o próprio MP em relação à implantação de um Conselho Municipal do Idoso nos municípios. “Com uma rede de proteção mais forte e estruturada da pessoa idosa, nós fazemos a denúncia chegar mais facilmente. Assim, o idoso e a idosa poderão fazer essa denúncia e combater e prevenir a violência contra a mulher idosa”, declarou.
Foram debatidas questões como os tipos mais recorrentes de violência contra a mulher idosa — o que inclui negligência, violência psicológica, violência financeira e patrimonial —, além de que a maior parte das agressões contra idosos é praticada no âmbito familiar, muitas vezes pelos próprios filhos. As convidadas também discutiram sobre a importância de levar em consideração os contextos sociais, raciais e econômicos ao realizar os atendimentos, em prol de um serviço mais humanizado.
O programa foi transmitido ao vivo pelo canal do MPAM no YouTube (@mpamoficial) e pela TV Encontro das Águas (canal 2.4), com certificação de 1h/aula. O evento conta, ainda, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e tem como público-alvo membros, servidores(as), residentes, estagiários(as) e a sociedade em geral.
A edição pode ser assistida na íntegra no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Ici886537is.
(Texto: Graziela Silva. Foto: Reprodução/YouTube)
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Balsa natalina leva maior Natal flutuante da história a 45 comunidades ribeirinhas de Manaus
Presidente Roberto Cidade prestigia cerimônia de posse no TCE e exalta contribuição da Corte de Contas ao Amazonas
Linha 085 tem itinerário alterado e passa a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Avenida do Turismo recebe terceira faixa e tem mobilidade ampliada na zona Oeste de Manaus
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em cinco bairros de Manaus até 12 de dezembro
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH e reduz exigências no processo