Em alusão à campanha nacional Junho Violeta, pela conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) realizou, na manhã desta quarta-feira (18/06), mais uma edição do programa “Papo Cidadão”, abordando o tema “Vozes que resistem: a violência contra as mulheres idosas em debate”.
A ação, que é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Especializadas nos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), foi mediada pelo promotor de Justiça Vítor Moreira da Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid).
O membro do MP recebeu a coordenadora do Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI/Sejusc), Márcia Alfaia Lins Magalhães, e a líder da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Edilza de Souza Pereira Mota, como convidadas.
Na ocasião, o promotor de Justiça Vítor Fonsêca destacou a necessidade de cobrar os poderes Executivo, Legislativo e o próprio MP em relação à implantação de um Conselho Municipal do Idoso nos municípios. “Com uma rede de proteção mais forte e estruturada da pessoa idosa, nós fazemos a denúncia chegar mais facilmente. Assim, o idoso e a idosa poderão fazer essa denúncia e combater e prevenir a violência contra a mulher idosa”, declarou.
Foram debatidas questões como os tipos mais recorrentes de violência contra a mulher idosa — o que inclui negligência, violência psicológica, violência financeira e patrimonial —, além de que a maior parte das agressões contra idosos é praticada no âmbito familiar, muitas vezes pelos próprios filhos. As convidadas também discutiram sobre a importância de levar em consideração os contextos sociais, raciais e econômicos ao realizar os atendimentos, em prol de um serviço mais humanizado.
O programa foi transmitido ao vivo pelo canal do MPAM no YouTube (@mpamoficial) e pela TV Encontro das Águas (canal 2.4), com certificação de 1h/aula. O evento conta, ainda, com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e tem como público-alvo membros, servidores(as), residentes, estagiários(as) e a sociedade em geral.
A edição pode ser assistida na íntegra no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=Ici886537is.
(Texto: Graziela Silva. Foto: Reprodução/YouTube)
➡️ Mais notícias sobre Vida e Cidadania, você encontra aqui.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular na operação ‘Zero Metanol’
TCE-AM realiza ação pedagógica de monitoramento sobre políticas de proteção às mulheres
GAROTA VIP movimenta Manaus neste sábado (11)
Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes
Wilson Lima propõe ao governo federal que considere o “custo amazônico” nos recursos do SUS para o estado
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade