O Amazonas Convention & Visitors Bureau deu um passo importante para fortalecer a economia do turismo no estado. O presidente da entidade, Orsine Júnior, reuniu-se com a Profa. Dra. Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, coordenadora pedagógica do curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na última quinta-feira (18), para discutir o projeto de elaboração do plano econômico da Zona Franca do Turismo.
A proposta busca transformar o setor em um verdadeiro polo de geração de emprego e renda. Segundo Orsine, a iniciativa pretende servir como um guia de políticas públicas para incentivar a indústria do turismo, criando condições semelhantes às que hoje amparam a Zona Franca de Manaus e outros segmentos econômicos.
“Nós aqui do Convention e a UEA estamos estabelecendo uma parceria para escrever o projeto Zona Franca do Turismo. É um guia para o setor público, um norte de incentivos fiscais, tributários e de execuções logísticas que possam ajudar a indústria do turismo a crescer. O Amazonas tem a Zona Franca de Manaus como espinha dorsal econômica, mas precisamos de alternativas, e acreditamos que o turismo é uma força capaz de gerar emprego e renda para a população”, destaca Orsine.
O presidente lembra que a proposta já havia sido iniciada antes da pandemia, mas ficou em pausa e agora é retomada com força.
“Precisamos ativar essa indústria de serviços, com melhorias no acesso ao crédito, infraestrutura turística e capacitação profissional. É uma grande política pública de incentivo a novos investimentos”, reforça.
A professora Cláudia Martins reforça que a UEA tem papel estratégico para o desenvolvimento da proposta.
“O curso de Turismo pode contribuir com a expertise do seu corpo docente, formado por 25 professores que vivem e vivenciam a atividade turística na cidade de Manaus e no estado do Amazonas. A criação da Zona Franca do Turismo pode incrementar o número de empregos, de empresas e de empreendimentos também ligados ao turismo, diversificando assim a nossa economia”, detalha Cláudia Martins.
A retomada do projeto da Zona Franca do Turismo pretende envolver o poder público, a iniciativa privada e a classe acadêmica, com o objetivo de incrementar o turismo como matriz econômica para o estado, fortalecendo atividades como o ecoturismo, o turismo de negócios, cultural e gastronômico, além de ampliar a oferta de capacitação profissional e atrair novos investimentos.
Sobre o Convention Bureau
O Convention Bureau é uma organização sem fins lucrativos que atua como ponte entre um destino turístico e potenciais visitantes, sejam eles turistas de lazer, empresas, realizadores de eventos ou entidades de diferentes setores. Sua função é atrair e captar eventos, feiras, convenções e congressos, além de promover o destino para o mercado nacional e internacional.
No caso do Amazonas Convention & Visitors Bureau, a missão é potencializar a imagem do Amazonas como referência para negócios e turismo, articulando parcerias entre o trade turístico, o poder público e investidores.
(Assessoria de imprensa: Ekco Produções)
➡️Mais notícias sobre Turismo&Gastronomia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Google lança Gemini 3, nova geração de IA com raciocínio avançado e interface imersiva
Visitação aos espaços culturais terá horários diferenciados durante feriado e ponto facultativo no Amazonas
Polícia Civil do Amazonas apreende cerca de 300 kg de drogas avaliados em R$ 5,5 milhões, em Manaus
Delphina Aziz passa a compor rede nacional de hospitais e serviços inteligentes do SUS, do Ministério da Saúde
Edital do IBGE abre concurso com 9.590 vagas temporárias; veja cargos, salários e como se inscrever
Presidente Roberto Cidade destaca importância da recuperação de trecho da AM-010 para a logística do Médio Amazonas