Começou nesta quarta-feira, 1º de outubro, a nova etapa da campanha de vacinação antirrábica em Manaus. A ação tem como meta imunizar 202.400 cães e 80 mil gatos, totalizando 282.400 animais, em todas as zonas urbanas da capital. As visitas domiciliares começam nesta quinta-feira (2) e devem se estender até 29 de dezembro, com atuação de vacinadores em bairros das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste.
Os trabalhos serão realizados por equipes compostas por duplas de vacinadores, que atuarão de segunda a sábado, durante o período da manhã, devidamente uniformizados. Nesta fase, apenas animais com mais de três meses de vida e em boas condições de saúde poderão receber o imunizante. Animais no cio, prenhes, doentes ou com ferimentos visíveis não serão vacinados.
A ação é coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, que treinou 195 vacinadores para aplicar corretamente a vacina e garantir a segurança dos procedimentos. Os profissionais também foram instruídos sobre a logística de transporte e conservação do imunizante, além dos protocolos de abordagem domiciliar.
Antes da etapa urbana, a campanha já havia alcançado comunidades rurais terrestres e fluviais, com quase 7 mil animais imunizados ao longo do ano. A ampliação das ações para a área urbana visa manter Manaus sem registro de casos de raiva humana, condição preservada desde 1985.
Apesar da ausência de registros na capital, o vírus continua em circulação no estado. Em 2017, o Amazonas notificou três casos de raiva humana em Barcelos, com dois óbitos confirmados. Neste ano, um morcego não hematófago testou positivo para o vírus na área urbana de Manaus, durante uma ação de vigilância realizada pelo CCZ.
A vacinação de animais domésticos é considerada a principal forma de prevenir a doença em humanos. O vírus da raiva afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitido por mordidas, arranhões ou lambidas de animais infectados. Entre 2017 e 2025, o Brasil registrou 32 casos de raiva humana, segundo o Ministério da Saúde.
Além da vacinação animal, a rede municipal de saúde mantém ativa a oferta de atendimento e profilaxia para pessoas agredidas por animais. Em 2025, já foram realizados 6.644 atendimentos, sendo 4.657 por agressões de cães e 1.435 por gatos. Os protocolos incluem vacina antirrábica e, quando necessário, aplicação de soro.
Os profissionais selecionados para atuar na campanha foram convocados por meio de processo seletivo que ofertou 300 vagas. Como nem todos os classificados atenderam aos requisitos exigidos, uma nova convocação para completar as 105 vagas restantes deve ocorrer nos próximos dias.
Para dúvidas sobre a campanha ou verificação das equipes de vacinação, a população pode entrar em contato via WhatsApp pelos números (92) 98842-8359 e (92) 98842-8484.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular na operação ‘Zero Metanol’
TCE-AM realiza ação pedagógica de monitoramento sobre políticas de proteção às mulheres
GAROTA VIP movimenta Manaus neste sábado (11)
Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes
Wilson Lima propõe ao governo federal que considere o “custo amazônico” nos recursos do SUS para o estado
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade