Em uma das maiores operações já realizadas na região, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM) e a Polícia Federal, apreendeu cerca de duas toneladas de drogas, armas de grosso calibre e munições durante uma ação na noite de quinta-feira (14). A operação ocorreu nas águas do rio Solimões, próximo ao município de Coari, a 363 quilômetros de Manaus.
A ação foi detalhada em coletiva de imprensa realizada neste sábado (16), na sede da Companhia de Operações Especiais (COE), em Manaus. O subcomandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel PM Peter Santos, explicou que a operação foi desencadeada após informações da inteligência da FICCO/AM apontarem para o transporte de uma grande quantidade de drogas na região.
Leia também:
- Polícia Civil apreende 34 tabletes de skunk em Manaus e prende suspeito por tráfico;
- Mulher morre após cair de ponte em acidente de moto na zona Sul;
- Blogueira Chryslaine Paola é presa, suspeita de ameaçar advogado;
Confronto e apreensões recordes
Durante a abordagem, os criminosos reagiram com disparos contra os agentes, desencadeando uma intensa troca de tiros. Apesar do confronto, os policiais conseguiram interceptar a embarcação e apreender o material ilícito.
Entre os itens apreendidos estavam cerca de 1,7 tonelada de cocaína e 300 quilos de maconha tipo skunk, armazenados em 44 sacos de fibra, além de armamentos de uso restrito, incluindo quatro fuzis, uma metralhadora MAG, 21 carregadores e 1.781 munições. Também foi encontrada uma lancha semiblindada com dois motores, usada para o transporte dos entorpecentes.

O prejuízo estimado ao crime organizado ultrapassa R$ 134 milhões. De acordo com o delegado Sávio Pinzon, diretor-executivo da Polícia Federal no Amazonas, a droga tinha origem no Peru, passando por Tabatinga antes de ser transportada para o Amazonas.
Todo o material apreendido foi encaminhado à sede da Polícia Federal, onde seguirá para perícia. As investigações continuam para identificar e prender os responsáveis pelo transporte dos entorpecentes.
A operação reforça o papel estratégico do Amazonas no combate ao narcotráfico, evidenciando a integração entre forças policiais e o uso de inteligência para desarticular organizações criminosas na região.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Fotos: Divulgação / William Ribeiro / Michel Pereira / PMAM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus