Para reforçar as ações de limpeza e preservação dos igarapés da capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou a instalação de uma nova ecobarreira, desta vez, no igarapé São Francisco, localizado no bairro Petrópolis, zona Sul.
Durante a vistoria na nova estrutura, nesta quarta-feira, 19/6, o prefeito David Almeida destacou que a instalação dos aparelhos visa dar continuidade aos serviços de coleta de resíduos sólidos nos igarapés, e que o planejamento da gestão é contar com o sistema em todos os igarapés da cidade.
“Esse igarapé deságua no igarapé do 40, próximo do Morro da Liberdade, e aqui, nós implementamos mais uma ecobarreira para que possamos cercar e fechar nossa rede de proteção dos igarapés, evitando que o lixo chegue até o rio Negro. Assim, vamos ampliando a nossa rede de proteção dos nossos igarapés”, afirmou Almeida.
As estruturas inovadoras capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que possam poluir ainda mais os rios e igarapés. “As ecobarreiras estão transformando nossos igarapés, uma iniciativa simples, mas que tem dado resultados muito importantes. Quem ganha com isso é a cidade de Manaus e os moradores dessas regiões”, completou o titular da Semulsp, Sabá Reis.
Além das ecobarreiras, é fundamental conscientizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos igarapés. O descarte inadequado de resíduos sólidos não só compromete a qualidade da água e a vida aquática, mas também afeta diretamente a saúde e o bem-estar dos moradores. Todos devemos colaborar para manter nossos igarapés limpos, garantindo um ambiente mais saudável para as futuras gerações.
A ecobarreira do bairro Petrópolis atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este tipo de iniciativa reforça a necessidade de práticas sustentáveis e da conscientização ambiental contínua, incentivando a população a adotar atitudes responsáveis e a proteger os recursos naturais da nossa região.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PC-AM apreende 150 quilos maconha tipo skunk em casa na comunidade Grande Vitória
Polícia Civil prende homem por tentativa de homicídio que deixou mulher paraplégica, na zona norte de Manaus
Teatro Amazonas recebe estreia do documentário “Amazônia em todas as cores”
Ainda dá tempo: beneficiários do CadÚnico têm até fim de junho para obter a nova parabólica digital gratuita
Justiça atende recurso do MPAM e decreta prisão preventiva de policial preso com metralhadoras de guerra em Manaus
Neste Maio Laranja, Roberto Cidade reforça leis de sua autoria que ampliam mecanismos de proteção para crianças e adolescentes