Durante as festividades dos bumbás, o triciclo é o meio de transporte mais utilizado para conhecer os atrativos turísticos da ilha de Parintins, localizada a 369 quilômetros de Manaus. Este ano, uma importante inovação promete tornar o turismo ainda mais acessível. Entre os 150 tricicleiros apoiados pelo Governo do Amazonas, um deles introduzirá o primeiro triciclo adaptado com uma rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida.
A iniciativa pioneira partiu de Adelson Cativo, tricicleiro com mais de 17 anos de experiência. Ele, com o apoio da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP), adaptou seu triciclo sustentável, que possui uma estrutura de metal coberta por lona e é movido por um guidão de bicicleta. O ajuste principal foi a inserção de uma rampa de acesso, que fica armazenada em uma base estilo gaveta sob o triciclo e permite que cadeirantes subam com facilidade. Além disso, foi instalado um suporte na parte frontal para garantir a estabilidade e segurança do veículo.
Adelson explica que a motivação para a adaptação veio de sua experiência pessoal. “Tenho filhos com mobilidade reduzida e era complicado transportar a cadeira de rodas até o triciclo. Com a rampa, é mais fácil levá-los para passear ou resolver questões diárias”, afirma.
Outro fator que impulsionou a iniciativa foi o aumento de turistas em Parintins, especialmente durante a temporada de cruzeiros e o Festival de Parintins. “Recebi muitos visitantes dos navios, alguns com dificuldade de subir no porto. Eu os pegava na rampa e os levava direto para os passeios”, relata.
Para o Festival de Parintins, Adelson prevê uma alta demanda, especialmente entre o público da terceira idade. “Estou muito empolgado, pois durante o festival somos muito procurados. Agora, sabendo que há triciclos adaptados, a demanda certamente aumentará”, projeta.
Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros oferecem um City Tour com um roteiro especial que inclui os principais pontos turísticos da cidade. Este charmoso meio de transporte proporciona uma experiência única para quem deseja explorar a Ilha Tupinambarana.
Apoio e Reforma
Para as festividades, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), investe na reforma dos 150 triciclos, realizando pinturas e instalando novas lonas na estrutura, com a nova identidade visual do Festival. Os tricicleiros integrantes da Associação dos Tricicleiros Turísticos de Parintins (ATTP) e da Associação dos Tricicleiros de Parintins (Atpin) também foram beneficiados com 200 novos uniformes.
Essa iniciativa não apenas moderniza o meio de transporte, mas também promove a inclusão, permitindo que todos possam aproveitar as belezas e a cultura de Parintins durante o festival.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“‘Você deveria morrer’: resposta de IA do Google choca usuários e viraliza na internet”
Radares de Manaus começam a multar a partir de janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus oferta vacina antirrábica em rede de supermercados da capital
Bronzeamento artificial no calor amazônico: benefícios e malefícios
Procon Manaus orienta consumidores sobre direitos nos transportes rodoviário, aéreo e aquaviário
Senado aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir despesas de acompanhantes no parto