O governador Wilson Lima reforçou, nesta quarta-feira (19/03), o potencial do Amazonas em fontes de energia como gás natural, petróleo e energia solar, com o objetivo de diversificar as matrizes econômicas do estado. Os avanços nos setores, incentivados e fortalecidos pelo Governo do Estado, desde 2019, foram apresentados na Óleo, Gás e Energia – Expo & Conferência 2025, o maior evento do segmento, que tem sua 2ª edição realizada no Amazonas durante esta semana.
“O desenvolvimento econômico sustentável, a partir dos nossos recursos naturais, é importantíssimo para que possamos promover igualdade e desenvolvimento social, proteção ambiental, e não há nenhuma outra atividade do poder público, do ponto de vista de dar dignidade para as populações locais, que não seja baseada na atividade econômica. Geração de emprego é fundamental para avançarmos nessas políticas públicas”, afirmou Wilson Lima.
A Expo & Conferência sobre Óleo, Gás e Energia deve reunir até o último dia evento, na quinta-feira (20/03), um público de aproximadamente quatro mil pessoas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Ceará, Amapá e Pará, além de representantes de instituições do Canadá, Colômbia e Nepal.
De acordo com o governador Wilson Lima, os setores têm se consolidado como alternativas para o desenvolvimento econômico do estado, com destaque para a exploração do gás natural, setor que ganhou atenção nos últimos anos pela capacidade de atração de novos investimentos, concentrados no município de Silves (a 204 quilômetros de Manaus), bem como a geração de emprego e renda para o estado.
Abrindo espaço para novos investidores, o governador Wilson Lima sancionou, em 2021, a Lei nº 5.420 (Lei do Gás), legislação que estabeleceu um novo marco legal para distribuição e comercialização do gás, quebrando o monopólio no estado e retomando a atividade de exploração na Amazônia e impulsionando o setor.
Atualmente, o Amazonas detém a maior reserva de gás em terra (onshore) do País, com 40 bilhões de metros cúbicos (m³) de poços já provados e capacidade para alcançar até 100 bilhões de m³, conforme a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em 2024, o Amazonas se manteve na segunda posição na produção de gás natural do Brasil, com participação de 9,37% na produção nacional e 480 milhões de m³ produzidos por mês.
O principal projeto está em execução pela empresa Eneva, que prevê investimentos da ordem de R$ 5,8 bilhões no Complexo do Azulão 950, em Silves. Mais de 5 mil empregos serão gerados no pico da obra das construções de três usinas termelétricas, que terão capacidade para gerar energia elétrica para 3,7 milhões de residências a partir do gás natural, entre o fim de 2026 e o início de 2027.
Além disso, a operadora Eneva executa projetos de contrapartida social, como a construção da primeira Escola do Centro de Formação Tecnológica do Amazonas (Cetam) para formar mão de obra qualificada em áreas como petróleo e gás. Outra iniciativa, por meio do projeto “Elas Empreendedoras”, tem estimulado o empreendedorismo feminino com capacitações para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Ainda no setor de gás, o governador Wilson Lima destacou a importância da exploração no Campo do Juruá, na Bacia do Solimões. O espaço tem um potencial a ser explorado como a maior reserva já descoberta no Amazonas, despertando o interesse de empresas no ramo de petróleo e gás.
De acordo com a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), o consumo interno de gás natural, em 2024, gerou fornecimento de 5,4 milhões de m³/dia, um aumento de 4,89% em relação a 2023.
Petróleo e energia
Durante o evento, o governador Wilson Lima explanou, ainda, sobre o potencial do Amazonas no setor de petróleo, colocando o estado como 8ª maior reserva de óleo do Brasil e a 5ª maior em terra (onshore) do País. A exploração da fonte vai ao encontro do consumo médio de energia registrado no Amazonas em 2024, que chegou a 8.025,2 gigawatts-hora (GWh). O setor residencial foi responsável por 35% do consumo.
O Amazonas tem se consolidado como um dos estados com maior potencial para geração de energia solar na Região Norte, registrando um crescimento de 528% no setor, entre 2021 e 2024, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Expo & Conferência
A 2ª edição da Expo & Conferência sobre Óleo, Gás e Energia vai até quinta-feira (20/03), no Centro de Convenções Vasco Vasques. A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM). A conferência apresenta oportunidades e perspectivas do setor energético no Brasil e no Amazonas. Em 2024, movimentou mais de R$ 4,5 milhões em negócios.
Entre os participantes, a Expo & Conferência reuniu uma turma do Centro de Educação Tecnológica (Cetam) de Silves, a primeira escola em tempo integral do Cetam, construída em parceria com a Eneva, que oferece cursos técnicos como Gás e Energia, Eletromecânica e Agropecuária. Instituições como o Ministério de Minas e Energia, Ministério da Agricultura e Pecuária, Associação Brasileira de Empresas de Gás (Abegás), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP) fizeram parte do evento.
Também marcaram presença no evento empresas como a Eneva, Atem, Petrobras, TAG, Marquise Ambiental, além de órgãos estaduais como a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).
Ainda participaram da Expo & Conferência o embaixador do Nepal no Brasil, Nirmal Raj Kafle; os deputados estaduais Sinésio Campos, João Luiz, Mário César Filho; e a vereadora Professora Jacqueline.
(FOTOS: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça encerra audiência de instrução de acusados por linchamento de motorista em Manaus
Mais de 40 produtores participam da Feira de Agricultura Familiar neste sábado
Open Internacional de Luta Livre Profissional acontece dia 27 de abril e inscrições promocionais estão abertas
Lei de Roberto Cidade busca desmistificar epilepsia e contribuir para a qualidade de vida do paciente
Criação do Mosaico do Baixo Rio Madeira impulsiona ações de conservação e fortalecimento territorial no Interflúvio Madeira-Purus
Matuê apresenta sua nova turnê “333” em Manaus neste final de semana