Pelo terceiro dia consecutivo, a capital amazonense amanheceu coberta por uma densa camada de fumaça. A qualidade do ar na cidade é considerada “muito ruim”, de acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). O bairro Morro da Liberdade é o mais afetado, registrando níveis de poluição de 94.6 µg/m³.
A principal causa do fenômeno são as queimadas que ocorrem no sul do Amazonas e nos estados vizinhos. A Defesa Civil do Estado informou que uma frente fria chegou ao sul do estado, mudando a rota dos ventos e trazendo a fumaça para a região metropolitana de Manaus.
As densas neblinas de fumaça começaram no último sábado (10), afetando principalmente os bairros das Zonas Sul e Oeste. No bairro Morro da Liberdade, a qualidade do ar chegou a 151.1 µg/m³, sendo a região mais afetada na capital. No domingo (11), a fumaça novamente cobriu toda a cidade, com o bairro Vila Buriti registrando 116.2 µg/m³.
Além de Manaus, outros municípios do Amazonas, como Apuí, Lábrea e Novo Aripuanã, também estão sofrendo com a má qualidade do ar devido às queimadas intensas. Em julho de 2024, o Amazonas bateu um recorde no número de queimadas, com 4.241 focos de incêndio registrados, o maior número desde 1998.
LEIA TAMBÉM
- Neblina de fumaça encobre Manaus na manhã deste sábado (10)
- Manaus e municípios se unem para combate às queimadas na região metropolitana
- Seca extrema no Rio Negro: Nível de vazante é o maior dos últimos 19 anos
O Corpo de Bombeiros está atuando desde junho no sul do estado, por meio da Operação Aceiro, e já combateu mais de 5 mil focos de incêndio. O governo do estado, através do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também está trabalhando no combate às queimadas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos