A Prefeitura de Manaus reforça a necessidade de atualização vacinal entre moradores que irão a Belém (PA) para a COP 30, em novembro. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) recomenda que os viajantes procurem uma das mais de 170 salas de imunização da capital para garantir proteção contra doenças transmissíveis durante o encontro internacional.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, alerta que o fluxo intenso de visitantes de diversos países aumenta o risco de circulação de vírus como Covid-19 e sarampo. Por isso, a atualização da caderneta é vista como medida de segurança coletiva. Profissionais de transporte e turismo fluvial também foram citados como público prioritário, já que terão contato direto com participantes do evento.
De acordo com a orientação da secretaria, o esquema vacinal deve ser completado pelo menos 14 dias antes da viagem para assegurar resposta adequada do organismo. Entre os imunizantes indicados para adultos de 25 a 59 anos estão as vacinas contra hepatite B, febre amarela, difteria, tétano e tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A vacina contra a Covid-19 também deve ser aplicada, em especial nos grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, indígenas, quilombolas e pessoas com comorbidades. Todos os imunizantes previstos no calendário do SUS estão disponíveis gratuitamente, sendo a aplicação contra a Covid concentrada em 62 unidades de saúde.
A lista completa de endereços e horários das salas de imunização pode ser consultada no site oficial da Prefeitura de Manaus. Para a vacinação, é necessário apresentar documento de identidade com foto, CPF ou cartão do SUS e, se possível, o cartão de vacinas.
➡️Mais notícias sobre Saúde & Bem-Estar, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários
Marina Silva afirma que licença do Ibama para Foz do Amazonas teve embasamento técnico