Uma nova tendência tem ganhado o paladar dos consumidores e movimentado a rotina de confeiteiros em diversas regiões do país: o “Morango do Amor”. A versão moderna da tradicional maçã do amor, viralizou nas redes sociais e se tornou o queridinho dos apaixonados por doces e também de quem vive da confeitaria.
Em Manaus, a confeiteira Esther Reis, fundadora da doceria Bolo da Mãe, viu sua rotina virar de cabeça para baixo após incluir o morango caramelizado no cardápio. A empreendedora, que atua no segmento desde 2014, conta que a decisão veio a partir do incentivo de uma parceira, a Chef Dilcy Duarte e do anseio dos clientes. Segundo Reis, foram cerca de 20 dias de testes para acertar o ponto da calda, etapa considerada desafiadora. Ao encontrar o ponto ideal da calda, o doce foi incluído no cardápio e passou a ser um verdadeiro fenômeno de vendas. Cada unidade é vendida a R$ 15,00, e agora, em razão do sucesso, somente por encomenda.
“Assim que anunciamos nas redes sociais, a procura foi imediata. Só no WhatsApp, tivemos mais de 100 mensagens acumuladas em poucas horas. As vendas estão maravilhosas. Tá incrível. É algo que eu não esperava tanto. Tivemos que reforçar a equipe para atender à demanda, porque além da produção do morango do amor a gente tem a produção de bolos”, afirma Esther.


Feito com morangos frescos envoltos por brigadeiro de leite Ninho numa camada fina e brilhante de açúcar caramelizado, o “morango do amor” une apelo visual e sabor nostálgico. Por ser fácil de embalar e consumir, também se tornou um atrativo para quem busca uma sobremesa prática ou uma boa foto para as redes sociais. Além da receita original, Esther incrementou o produto e passou a produzir o morango com brigadeiro de chocolate.
A ascensão da “trend” é evidente. De acordo com dados do Google Trends, o termo “morango do amor” registrou mais de 100 mil buscas apenas nos últimos sete dias, com destaque para os estados do Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O crescimento na procura tem impulsionado o faturamento de docerias em todo o Brasil, com relatos de negócios que chegam a R$ 13 mil por dia em vendas, a exemplo de Natal (RN) e em Mossoró (RN).
Oportunidade
Para o estrategista empresarial e especialista em varejo Marcelo Salum, a viralização do doce comprova a importância do empreendedor estar atento ao comportamento digital do consumidor e, mais do que isso, entender que quem dita o ritmo do mercado é o próprio cliente.
“Quem empreende precisa observar as tendências com agilidade. Em um cenário onde tudo se transforma rapidamente, adaptar o portfólio com produtos em alta pode representar um salto no faturamento e uma conexão mais direta com o público. É nesse tipo de movimento que surgem novas oportunidades de negócio”, avalia.
Segundo Salum, quando há uma nova demanda no mercado, há também a chance de inovar. “Todas as vezes que surgem necessidades, consequentemente, surgem oportunidades. O empreendedor tem que perceber que está ali para servir o cliente. Ou seja, é o cliente o grande transformador e impulsionador do negócio. Precisamos entender quais são os hábitos de consumo, qual a necessidade, qual a intensidade em querer algo. E, à medida que faço essa leitura, consigo colocar efetivamente o cliente no centro dos negócios”, complementa.
Esther Reis concorda com a análise de Marcelo Salum e torce para que a tendência continue: “A gente precisa estar sempre atento às tendências, e essa é uma ótima oportunidade para dar aquela recuperada no faturamento. Nunca na minha vida de confeiteira tinha visto algo parecido. Então, se a confeiteira tem condições, tem que aproveitar sim. Produzir, vender bastante… e torcer pra que essa onda do morango continue por muito mais tempo!”
Bolo da Mãe
A Bolo da Mãe está localizada na Avenida Constantino Nery, Nº 4002 – Chapada (em frente ao antigo posto BR). Para mais informações, acesse Instagram @bolodamae ou entre em contato através do número (92) 99398-9083.
(Fotos – Bolo da Mãe: Vitória Lopes)
(Foto – Marcelo Salum: Paulo Pereira)
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