A proposta do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que institui a “Carteira de Informação do Paciente Diabético”, foi transformada na Lei Ordinária nº 6.857/2024. Essa medida visa fornecer um documento contendo informações essenciais sobre a doença, medicações utilizadas e recomendações em situações de urgência e emergência, além de um QRCode para facilitar o acesso a esses dados.
A iniciativa busca garantir que pacientes com diabetes possam compartilhar facilmente informações cruciais em casos de atendimento médico de emergência, prevenindo equívocos que possam comprometer sua saúde. Com a carteira, os pacientes ganham um aliado para melhorar sua qualidade de vida.
De acordo com a Lei, a carteira será fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) a todos os pacientes diabéticos cadastrados no sistema público e privado do Estado. Ela conterá detalhes sobre a patologia, medicações utilizadas, recomendações de tratamento de urgência e emergência, além de informações pessoais como nome completo, nomes dos pais, número do RG e CPF, e o tipo de diabetes.
A carteira não é obrigatória para receber atendimento, mas é um recurso valioso para auxiliar os profissionais de saúde, proporcionando acesso rápido ao histórico do paciente e agilizando o atendimento médico.
Para obter a Carteira de Informação do Paciente Diabético, os pacientes diabéticos deverão se cadastrar junto à SES-AM. A Lei representa um avanço no cuidado com os pacientes diabéticos, que enfrentam um aumento significativo da doença não apenas em Manaus, mas em todo o país e no mundo.
O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes, com 16,8 milhões de adultos afetados, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa é que até 2030 esse número chegue a 21,5 milhões. No Amazonas, a doença afeta 5,4% da população.
Os principais sintomas do DM tipo 1 incluem vontade frequente de urinar, fome constante, sede excessiva, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito. Já os sintomas do DM tipo 2 incluem infecções frequentes, alterações visuais, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés e furúnculos.
A prevenção do diabetes inclui a manutenção de um peso saudável, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que possam prejudicar o pâncreas e praticar atividade física regularmente.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Filipe Ret apresenta turnê “Nume” em Manaus neste sábado com show na Praia do Tropical Executive
Workshop mobiliza organizações para construção do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu
Outubro Rosa: mulheres com câncer de mama têm direito a auxílio-doença e outros benefícios do INSS
Governo federal já ressarciu R$ 2,3 bilhões a aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos
Prefeitura de Manaus amplia facilidade para idosos solicitarem o Cartão ‘PassaFácil 60+’ on-line
Prefeito David Almeida apresenta novidades para o Natal 2025 em Manaus