A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ampliou as ações de remoção de resíduos sólidos e combate às lixeiras viciadas na cidade. O trabalho envolve o uso de equipamentos mecanizados para recolher grandes volumes de lixo acumulado e segue um cronograma elaborado pela secretaria, que prioriza locais críticos identificados previamente.
Após a remoção dos resíduos, as equipes realizam atividades educativas junto à comunidade local. O objetivo é conscientizar moradores e comerciantes sobre os impactos do descarte irregular de lixo e estimular práticas de reeducação ambiental.
“Esse trabalho é fruto de uma determinação do prefeito David Almeida, que quer ver Manaus limpa, organizada e agradável para todos. Contudo, a participação da população é indispensável. Não adianta limparmos hoje se amanhã o lixo voltar. É preciso mudar hábitos e promover um esforço conjunto”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Espaços sustentáveis
A estratégia da prefeitura inclui, além da limpeza, intervenções para transformar os locais antes dominados pelo lixo. Em áreas específicas, são criados jardins e espaços paisagísticos que valorizam o ambiente e desencorajam o descarte irregular. Em outros pontos, a solução tem sido a instalação de lixeiras ambientais, que facilitam a separação de resíduos e estimulam a coleta seletiva.
Áreas estratégicas
A Semulsp também realiza um trabalho contínuo em áreas consideradas estratégicas para a cidade. A região central de Manaus, por exemplo, recebe equipes de limpeza atuando 24 horas, por dia, para garantir que o espaço se mantenha organizado e atrativo. Outros locais, como a avenida Arquiteto José Henrique, na zona Norte, e as orlas da cidade também estão incluídos no cronograma regular de limpeza.
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
(Fotos – Divulgação/Semulsp)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas tem a menor taxa de desmatamento desde 2017, aponta Prodes
Pirarucu manejado da RDS Mamirauá segue à venda nesta semana em Manaus
Vendas oficiais para o Festival de Parintins 2026 começam no dia 7 de novembro
Operação Black Friday: Procon-AM inicia ações de orientação em lojas de Manaus
Caprichoso lança terceira toada da temporada: “O-Mukaiá” já está disponível nas plataformas digitais
Roberto Cidade apresenta PL que protege consumidores de mudanças não informadas no limite de crédito