A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), ampliou as ações de remoção de resíduos sólidos e combate às lixeiras viciadas na cidade. O trabalho envolve o uso de equipamentos mecanizados para recolher grandes volumes de lixo acumulado e segue um cronograma elaborado pela secretaria, que prioriza locais críticos identificados previamente.
Após a remoção dos resíduos, as equipes realizam atividades educativas junto à comunidade local. O objetivo é conscientizar moradores e comerciantes sobre os impactos do descarte irregular de lixo e estimular práticas de reeducação ambiental.
“Esse trabalho é fruto de uma determinação do prefeito David Almeida, que quer ver Manaus limpa, organizada e agradável para todos. Contudo, a participação da população é indispensável. Não adianta limparmos hoje se amanhã o lixo voltar. É preciso mudar hábitos e promover um esforço conjunto”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Espaços sustentáveis
A estratégia da prefeitura inclui, além da limpeza, intervenções para transformar os locais antes dominados pelo lixo. Em áreas específicas, são criados jardins e espaços paisagísticos que valorizam o ambiente e desencorajam o descarte irregular. Em outros pontos, a solução tem sido a instalação de lixeiras ambientais, que facilitam a separação de resíduos e estimulam a coleta seletiva.
Áreas estratégicas
A Semulsp também realiza um trabalho contínuo em áreas consideradas estratégicas para a cidade. A região central de Manaus, por exemplo, recebe equipes de limpeza atuando 24 horas, por dia, para garantir que o espaço se mantenha organizado e atrativo. Outros locais, como a avenida Arquiteto José Henrique, na zona Norte, e as orlas da cidade também estão incluídos no cronograma regular de limpeza.
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
(Fotos – Divulgação/Semulsp)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas arrasta 62 medalhas e conquista Campeonato Brasileiro de Judô 2025 em Manaus
Amazonas terá sete representantes na delegação brasileira durante principal competição estudantil do mundo
‘Festival Batalha da Hora’ acontece neste domingo no Mercado de Origem da Amazônia
A influenciadora, dançarina e Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, anuncia para o Festival da Cunhã uma atração imperdível para a primeira
Ipaam e Ibama resgatam três salamandras exóticas ameaçadas de extinção e comercializadas ilegalmente no Brasil
Durante abertura da temporada bovina 2025, presidente Roberto Cidade destaca incremento econômico de Parintins com o 58º Festival Folclórico