Com um mandato voltado à inclusão de pessoas com deficiência, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama atenção para as leis de sua autoria que buscam fortalecer o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com essa condição.
“É importante que possamos legislar a favor de todos sem, contudo, perder de vista as particularidades de cada um. E, nesse sentido, temos trabalhado para promover a inclusão, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência”, declarou.
Leia também:
- PL de Roberto Cidade amplia proteção ao consumidor de operadoras de TV por assinatura e internet;
- PL de Roberto Cidade reconhece importância do Festival Jungle Matsuri para estimular o turismo cultural e a economia local;
- De autoria da deputada Joana Darc, projetos garantem mais direito para pessoas com deficiência e bem-estar animal;
São leis de autoria do deputado presidente, por exemplo, a de nº 5.612/2021, que estabelece regras para as peças publicitárias institucionais, de utilidade pública e mercadológica, realizadas por órgãos e entidades da administração estadual, assegurando à pessoa com deficiência auditiva e visual o efetivo direito à informação e a Lei nº 6.001/2022, que determina que os laboratórios particulares e/ou conveniados à rede pública sejam obrigados a realizar a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos ou pessoas com deficiência em suas residências ou nas unidades de saúde mais próximas.
A Lei nº 5.477/2021 obriga supermercados e outros estabelecimentos comerciais a disponibilizarem funcionários para auxiliarem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que estejam no interior do estabelecimento e a Lei nº 6.327/2023 que estabelece diretrizes para a instituição da Política Estadual de Inclusão Social de Pessoas com Nanismo.
Também são leis de autoria do deputado presidente, a Lei nº 5.530/2021, que obriga as instituições públicas e privadas de ensino a expedirem, sem custo adicional, diploma em braile para os alunos com deficiência visual, conjuntamente ao diploma regular, quando da conclusão do ensino médio ou superior e a Lei nº 6.362/ 2023, que institui o Selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.
“Apesar de termos uma legislação vasta em benefício das pessoas com deficiência, é importante que nos mantenhamos vigilantes para propor leis que amenizem as diferenças e adversidades”, reforçou.
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A data, celebrada em 3 de dezembro, foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2018. Tem o objetivo de informar a população sobre os assuntos relacionados à deficiência e conscientizar sobre a importância de entender as pessoas com deficiência nos seus diferentes aspectos: sociais, políticos, econômicos e culturais.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa
Foto – Herick Pereira
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
PC-AM apreende R$ 19,5 milhões em cocaína e cocaína negra em mansão na Ponta Negra
Governo dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus
Governador Wilson Lima anuncia autorização para transplante de fígado no Amazonas
Presidente Roberto Cidade celebra participação de estudantes da rede estadual no programa Aleam Educa
Polícia Militar do Amazonas prende casal e apreende mais de meia tonelada de entorpecentes em Manaus
Sistema Paredão fortalece atuação das forças de segurança no Amazonas e amplia eficiência no combate aos crimes