Pela primeira vez, os bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, estão participando do Festival de São João da Thay, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. O evento, que reúne grupos da cultura popular maranhense, acontece nos dias 7 e 8 de junho no Espaço Reserva e tem como propósito valorizar as raízes folclóricas da região.
Neste cenário de celebração à cultura popular, o Touro Negro da Francesa e o Boi da Baixa do São José se apresentam na noite do dia 8 de junho, interagindo com o Bumbá Meu Boi de Morros.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, destaca a importância da participação dos bois de Parintins no festival, que valoriza as tradições folclóricas e a diversidade. “Dar notoriedade aos bois em palco nacional é de grande representatividade para os amazonenses, aos povos originários e aos nossos artistas”, afirma o secretário.
Além disso, o evento também promove a solidariedade: o lucro com a venda de ingressos é revertido para instituições sociais do Maranhão.
O Festival de São João da Thay, idealizado pela comunicadora Thay OG, chega à sua sexta edição e é a primeira com o formato de festival em dois dias de programação. A presença inédita dos bois de Parintins torna o evento ainda mais especial. Thay comemora: “É uma honra ver que o São João da Thay será palco desse inédito grande encontro de histórias que se interligam. Nossas regiões são plurais, nossa cultura é rica. Nosso bumba meu boi com o boi-bumbá de Garantido e Caprichoso será, sem dúvida, um momento inesquecível. Vai ser lindo!”
No palco maranhense, ao lado da cantora Fafá de Belém, os bois protagonizarão seus espetáculos, encantando as galeras e ganhando força no cenário nacional. Os músicos e ritmistas entoarão os repertórios azulados e encarnados para a apresentação dos itens oficiais.
Do lado do Caprichoso, teremos Patrick Araujo (levantador), Marciele Albuquerque (cunhã-poranga), Marcela Marialva (porta-estandarte) e Alexandre Azevedo (tripa). Já do lado do Garantido, estão confirmados David Assayag (levantador), Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Livia Christina (porta-estandarte) e Arnaldo Barbosa (tripa).
Este encontro cultural promete ser um marco na história desses bois-bumbás e uma oportunidade única para celebrar a diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Zona Food promete movimentar Manaus com atrações nacionais e experiências exclusivas
Festival Olhar do Norte 2025: ‘Dia dos Pais’ e ‘Enquanto O Céu Não Me Espera’ são destaques na noite de abertura
Prefeitura de Manaus reforça atenção das empresas sobre indicação de condutor em veículos de pessoa jurídica
Presidente Roberto Cidade critica excessos das Forças de Segurança Federal em operação no Sul do Amazonas
TRT-11 credencia intérpretes de Libras em Manaus e Boa Vista para prestação de serviços profissionais
Projeto ‘Aglomeração Literária’ promove atividades gratuitas em cinco municípios do Amazonas